Cultura, Montijo

João Cutileiro na Galeria Municipal do Montijo

A Galeria Municipal do Montijo recebe, entre 28 de maio e 30 de julho, uma exposição de escultura e desenho de João Cutileiro, um dos nomes mais celebrados da escultura da nova geração, para quem esculpir é “ uma afirmação da realidade da sua própria existência”. A inauguração da mostra será no dia 28 de maio, às 18h30.

  A exposição tem como tema principal os pássaros, mas apresenta, também, ao público trabalhos onde a mulher é a figura central.

  Ana Dias Sousa, no texto introdutório do catálogo da exposição, pergunta, aliás, “quantas mulheres terá desenhado João Cutileiro? Esta foi a pergunta que me veio à cabeça quando vi os desenhos que escolheu para esta exposição, em papel ou em pedra. Alguns desenhos de corpos femininos retomam figuras de clássicos, como Ingres ou Botticelli, num exercício que tantos artistas têm repetido (…). É verdade que as esculturas de pássaros esguios são o centro desta exposição. Pássaros feitos para viver ao ar livre, a enfrentar a chuva, o sol e o vento com a impassibilidade das estátuas antigas.”

  João Cutileiro é um dos artistas mais proeminentes no panorama das artes plásticas portuguesas contemporâneas, reconhecido nacional e internacionalmente. Com o trabalho”D. Sebastião” inaugurou uma nova era na escultura portuguesa, rompendo com o conservadorismo estético privilegiado pelo Estado Novo.

  Com esta exposição, a Câmara Municipal do Montijo oferece aos montijenses e visitantes a oportunidade de apreciarem o trabalho de um dos mais conceituados escultores portugueses, dando assim continuidade a sua política de promoção da cultura, em geral, e das artes plásticas, em particular.   
 

Horário da Exposição:

Segunda a Sexta: 09h30-12h30 e 14h00-17h30

Sábados: 15h00-19h00

De 28 de junho a 3 de julho (durante as Festas Populares de S. Pedro) a exposição estará patente ao público das 21h00 às 23h00 e nos dias 29 de junho, 2 e 3 de julho, das 16h00 às 19h00.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *