Portimão, Sociedade

Investigadores debatem no Museu de Portimão “Mundo do trabalho no sul de Portugal”

O Museu de Portimão recebe a 3 e 4 de Junho o Encontro “O Mundo do Trabalho no Sul de Portugal – Bolsas Industriais e Comunidades Rurais”, numa organização conjunta entre o Instituto de História Contemporânea – Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e a Câmara Municipal de Portimão. 

A iniciativa insere-se nos Encontros Áreas Industriais e Comunidades Operárias, que também se realizam em Lisboa, Porto e Ponta Delgada, que têm como motivação a necessidade sentida de partilhar a investigação, a análise e reflexão sobre os vários autores que se têm dedicado ao estudo do universo laboral português. 

Os painéis que constituem o programa reúnem abordagens essenciais à compreensão dos processos históricos e sociais que estão na base da consolidação de diversificadas comunidades trabalhadoras no sul do país, que originaram fenómenos socioculturais específicos, indissociáveis do património (material e imaterial) legado pelas mesmas. 

Os participantes pretendem, desta forma, confrontar e discutir a diversidade de estudos existentes sobre temas como as áreas industriais e o meio rural, as comunidades operárias no Algarve, o património industrial ou as comunidades mineiras no Alentejo, entre outros. 

A inscrição é  gratuita, podendo ser feita até 1 de Junho por telefone e correio electrónico, ou pelo envio da respectiva ficha (disponível em www.cm-portimao.pt) para o secretariado do Encontro: Museu de Portimão, Rua D. Carlos I, Zona Ribeirinha, 8500-607 Portimão. Mais informações através dos telefones 282 405 230 / 232 ou e-mail rec.museu@cm-portimao.pt.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *