Montijo, Sociedade

II edição do Fórum “Juntos pelo Bem Estar e pela Solidariedade” – Montijo

No Ano Europeu do Voluntariado, o Conselho Local de Ação Social e de Saúde organiza a II edição do Fórum “Juntos pelo Bem-Estar e pela Solidariedade”, nos dias 2 e 3 de junho, nas instalações da Escola Profissional do Montijo, onde serão abordadas as principais problemáticas sociais e de promoção da saúde, que atravessam a agenda local e nacional.

O esforço desenvolvido pelos diversos agentes do concelho tem sido reconhecido, contudo, a necessidade de continuar a proporcionar mais e melhor serviço público junto das crianças e jovens, pessoas com deficiência, idosos, imigrantes e pessoas em risco de pobreza e exclusão social.

Na área da Infância e Juventude, pese embora o investimento do Programa PARES (através do qual foram criados mais 81 lugares em creche, prevendo-se a criação de mais 132), a taxa de ocupação das atuais Instituições Particulares de Solidariedade e Ação Social (IPSS’s) com creche, ronda os 100%, mostrando-se ainda insuficiente face à procura.

Na área do apoio às pessoas portadoras de deficiência, salienta-se a recente edificação das residências autónomas, situadas no Bairro da Caneira (instalações cedidas pela Câmara Municipal do Montijo), nas quais habitam cinco jovens portadores de deficiência.

Em relação aos seniores, para além do alargamento que nos últimos anos se tem verificado no caso de algumas respostas sociais, o Gabinete Sénior, da Divisão de Solidariedade e Promoção da Saúde, da Câmara Municipal do Montijo atendeu 883 utentes desde a sua génese (em 1998) continuando a dinamizar projetos como: “Outros Olhares”/Agenda Sénior, Universidade Sénior, Saudável 65 e Cartão Municipal Sénior.

Ainda no que diz respeito à população idosa evidenciam-se carências no domínio da resposta social “Lar de Idosos”. Através de um sistema de monitorização, recentemente criado pela Rede Social do Montijo, é agora possível conhecer, de forma mais fidedigna esta realidade, através do cruzamento das listas de espera dos Lares, estimando-se a existência de 100 pessoas em lista de espera para esta resposta social.

Em relação às pessoas em maior risco de pobreza e exclusão social, importa salientar a Rede de Apoio Alimentar Concelhia, a qual disponibilizou, em 2010, apoio a 658 famílias.

Relativamente aos dados do último diagnóstico social e perfil de saúde (2006), estes números evidenciam um crescimento de 22% no total de famílias apoiadas. Dirigida também a esta franja populacional salienta-se, ainda, a criação da Loja Social, em dezembro de 2010, uma resposta disponível para as famílias de mais baixos rendimentos.

Os dados estatísticos em 2001 indicavam a existência de 1023 pessoas imigrantes. Até  dezembro de 2010 foram atendidos no Centro Local de Apoio à Integração de Imigrantes do Montijo 943 pessoas, sendo o motivo principal da procura a regularização da sua situação em Portugal.

Os dados apresentados e outros temas vão estar em debate no Fórum “Juntos pelo Bem-estar e pela Solidariedade”, os (as) interessados (as) em participar devem contactar a Divisão de Solidariedade e Promoção da Saúde do Departamento de Desenvolvimento Social, Cultural e de Saúde da Câmara Municipal do Montijo, situado na Rua José Joaquim Marques, n.º 124, telefone 21 2327739, Fax 212327778 ou por e-mail desps@mun-montijo.pt

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *