Cultura, Reguengos de Monsaraz

Artistas brasileiros e portugueses expõem na vila medieval de Monsaraz e em Campinho

O Município de Reguengos de Monsaraz está a promover até ao dia 30 de Junho no Espaço Cultural de Campinho uma exposição de pintura integrada no Salão de Artes Plásticas Luso-Brasileiro 2011. A mostra pode ser apreciada diariamente entre as 14h e as 20h e integra quadros em óleo sobre tela, acrílico sobre tela, técnica mista e colagens em papel de 11 artistas brasileiros e de 11 portugueses. 

Este iniciativa está englobada no XVI Circuito Internacional de Arte Brasileira, organizado pelo Colege Arte, e que visa promover o reconhecimento e a independência profissional do artista, viabilizar o intercâmbio de movimentos culturais, democratizar o acesso aos bens culturais e favorecer o diálogo com outras culturas e a criação artística emergente. Este circuito, que conta com a participação de 160 artistas de 22 Estados brasileiros, tem ainda como objectivo divulgar a arte brasileira, em especial na Europa, fomentando a abertura do mercado internacional para a comercialização de obras brasileiras. 

Os 11 artistas que estiveram em Portugal e que participam no XVI Circuito Internacional de Arte Brasileira realizaram também na Universidade de Évora um curso livre intitulado “Da preparação à teorização da cor”. Os participantes desenvolveram um conjunto de actividades de introdução à cor e no âmbito do curso efectuaram na vila medieval de Monsaraz um workshop de pintura denominado “Janelas Azuis”. 

A proposta foi suscitada através do projecto pluridisciplinar Utopia Azul, promovido pela alemã Mathilde Amberger, actualmente a residir no Alentejo, e que congrega dezenas de pessoas de várias formações e sensibilidades reunidas para trabalhar a cor azul. Do conjunto de trabalhos e do seu desenvolvimento surgiu a referência a uma Rua das Janelas Azuis e passado algum tempo essa rua tornou-se realidade. 

Este projecto colectivo de pintura organizado em Monsaraz visou assim a criação de janelas azuis, para que os participantes expressassem novas ideias suscitadas pela cor azul, juntando-as para conceber uma nova versão da Rua das Janelas Azuis. Os 25 trabalhos que resultaram deste workshop foram oferecidos ao Município de Reguengos de Monsaraz e estão em exposição até ao dia 13 de Junho na Igreja de Santiago, podendo ser apreciados entre as 10h e as 13h e das 14h as 18h.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *