Cultura, Évora

11ª Edição da Feira do Livro de Évora

A Câmara Municipal de Évora abre as portas à 11ª edição da Feira do Livro na Praça do Giraldo já na próxima sexta-feira, dia 27 de Maio, a partir das 17 horas. A Feira irá funcionar até dia 5 de Junho todos os dias das 10:00 às 13:00 e das 17:00 às 23:00, com excepção dos domingos, em que funcionará apenas no período da tarde.
Este ano a Feira do Livro de Évora conta com a participação de 8 livreiros, que representam um total de 92 editoras. A Livraria Municipal, recentemente criada, também estará representada, assim como a Biblioteca Pública de Évora e o Atelier Barahona. O recinto terá espaços reservados para actividades específicas, como o Espaço Criança, dedicado à leitura de contos e trabalhos de artes plásticas, e o Espaço Livro e Autores, vocacionado para as apresentações de livros e sessões de autógrafos.
No primeiro dia, a abertura oficial da Feira terá lugar às 18 horas e do programa consta uma apresentação surpresa do ginásio Ritmos e a actuação dos Gigabombos Do Imaginário. Às 18:30 realiza-se uma Rapsódia de Leitura intitulada “25 Anos de Évora Património Mundial, 25 leituras/25 leitores” e às 21 horas é apresentado um desfile de moda pelo projecto Montra Jovem.
Entre os dias 27 de Maio e 2 de Junho decorre a 1ª edição do Concurso de Poesia da Feira do Livro, que tem como objectivos criar e consolidar hábitos de leitura e de escrita e também promover a poesia em língua portuguesa. No dia 4 de Junho, pelas 21:30, no recinto da Feira, serão anunciados os vencedores nas duas categorias a concurso: grupo etário dos 6 aos 14 e grupo etário a partir dos 15. Ainda no dia 4 de Junho, mas às 18 horas, será celebrado um protocolo entre a Câmara de Évora e algumas livrarias que visará a criação do Cartão Jovem Leitor Eborense, direccionado para jovens entre os 14 e 25 anos (inclusive), com residência temporária ou permanente no concelho de Évora. Este cartão assegurará um desconto de 10% na compra de livros aos seus aderentes, durante todo o ano, nas livrarias que integram este projecto.
Este ano o programa de animação da Feira procura alcançar públicos mais diversificados, em que a apresentação de livros e autores e a música serão uma constante. Da programação consta ainda um conjunto de ateliês permanentes, destinados aos diferentes públicos. As novidades acerca da Feira do Livro de Évora poderão ser acompanhadas através da página do evento no Facebook.
A Feira é um projecto municipal que assume como objectivo essencial a promoção do desenvolvimento cultural através do livro e da leitura, e como objectivos complementares a dinamização do Centro Histórico e a oferta de convívio entre a população.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *