Educação, Santa Maria da Feira

Três primeiros prémios e três menções honrosas para duas escolas do Concelho de Santa Maria da Feira

O Colégio Terras de Santa Maria e o Externato Paraíso dos Pequeninos receberam três primeiros prémios e três menções honrosas no âmbito do concurso escolar nacional “A minha escola adopta um museu, um palácio, um monumento…”, nas categorias Artes Performativas e Artes Visuais. O Museu Convento dos Lóios e o Museu do Papel, “adoptados” por ambas as escolas, serviram de mote para a realização dos trabalhos premiados.

Na sequência da adopção do Museu do Papel, o Externato Paraíso dos Pequeninos venceu o primeiro prémio deste concurso nacional, na categoria Artes Performativas (1º ciclo do Ensino Básico), com o projecto “Uma Canção de Papel”. Na mesma categoria, o Colégio Terras de Santa Maria (2º ciclo do Ensino Básico) também arrecadou o primeiro prémio a nível nacional, com o projecto “O Engenho da Lourença”. O Externato Paraíso dos Pequeninos foi ainda distinguido com uma menção honrosa na categoria Artes Visuais (1º ciclo do Ensino Básico), com o projecto “Oficina Fazer”. Também o Colégio das Terras de Santa Maria recebeu esta distinção na mesma categoria (2º ciclo do Ensino Básico), com o projecto “O Engenho da Lourença”.

Com a “adopção” do Museu Convento dos Lóios, o Colégio das Terras de Santa Maria venceu o primeiro prémio deste concurso nacional, na categoria Artes Performativas (3º ciclo do Ensino Básico), com o projecto “O Castelo e os Pereira”. Por sua vez, o Externato Paraíso dos Pequeninos foi distinguido com uma menção honrosa, na categoria Artes Visuais (1º ciclo do Ensino Básico), com o projecto “Artes e Ofícios da Cortiça”.

Refira-se que cinco escolas do concelho de Santa Maria da Feira – Externato Paraíso dos Pequeninos, Colégio das Terras de Santa Maria, Escola EB 2,3 Fernando Pessoa, Agrupamento de Escolas Carlos Alberto Ferreira de Almeida (escola EREBAS) e Escola EB 2,3 de Paços de Brandão – elegeram os dois museus municipais para desenvolver projectos criativos no âmbito deste concurso, tendo realizado trabalhos originais no domínio da produção escrita, artes visuais, artes performativas, fotografia, vídeo e multimédia.

Aproximar as escolas dos museus

O concurso escolar “A minha escola adopta um museu, um palácio, um monumento…” é uma iniciativa conjunta da Direcção Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular (DGIDC), Instituto dos Museus e da Conservação (IMC) e Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico (IGESPAR).

Dirigido a alunos dos ensinos básico e secundário, este concurso escolar foi criado para estimular o conhecimento da realidade museológica e patrimonial nacional, através do contacto das escolas com os museus da Rede Portuguesa de Museus (RPM) e com os museus tutelados pelo IGESPAR, e consequente sensibilização para a conservação, protecção e valorização do património cultural.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *