Évora, Sociedade

Autarcas romenas recebidas nos Paços do Concelho de Évora

Uma delegação de autarcas do distrito de Brasov (Roménia) foi recebida esta semana pelo Presidente da Câmara Municipal de Évora, José Ernesto d’ Oliveira, nos Paços do Concelho. O edil apresentou as boas vindas e desejou uma boa estadia, sublinhando a importância da realização destas visitas que proporcionam um significativo intercâmbio de conhecimentos.

À semelhança do grupo de funcionários autárquicos romenos que esteve este ano em Évora, estas autarcas vieram conhecer o funcionamento dos serviços municipais e também de alguns serviços regionais, retornando à Roménia no final do mês.

A delegação é constituída por Carmen Schiopu, Daniela Moasa, Ramona Mandrea – do Município de Brasov,  Daniela Felegean – Vereadora e membro do Conselho Local de Brasov e Mihaela Muscoiu – da Agência de Gestão da Energia e Ambiente de Brasov.

Todas elas possuem manifesto interesse na implementação do programa Qualicities. A Vereadora Daniela Felegean foi nomeada pelo Conselho Local de Brasov responsável pela implementação do Qualicities e Daniela Moasa trabalha no Plano Local de implementação do referido programa.

A sua estadia, insere-se num programa de duas semanas durante o qual tomaram contacto com a realidade autárquica eborense e falaram com responsáveis de vários departamentos municipais e também com autoridades regionais ligadas à educação e ao desenvolvimento regional.

O programa da visita inclui uma visita guiada ao Centro Histórico, a apresentação global do Qualicities; a visita à Universidade de Évora; ao Festival Islâmico de Mértola; à Fundação Eugénio de Almeida e ao Parque Industrial e Tecnológico de Évora.

Efectuam ainda visitas de trabalho aos serviços municipais ligados às áreas do Ambiente; Economia; Ordenamento do Território e Mobilidade; Juventude; Social, Cultura, Centro Histórico e Reabilitação Urbana; Informação, Comunicação e Turismo.

O financiamento INALENTEJO, com a ida à CCDRA, faz também parte da agenda, assim como os investimentos na região no campo educacional, estando agendadas reuniões sobre essas matérias com responsáveis regionais. No dia 27, efectuarão uma visita às obras do Polis na Costa da Caparica para conhecerem também a reabilitação urbana em curso no Município de Almada.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *