Educação, Óbidos

Ateliês Criativos, nos Complexos Escolares de Óbidos, dão formação às crianças do concelho de Óbidos

O Município de Óbidos implementou este ano o Atelier Criativo, um projecto que engloba os diversos Complexos Escolares do concelho, e que tem como prioridade o desenvolvimento de actividades que pretendem encorajar as crianças a expressar-se através das mais variadas formas – desenho, pintura, palavras, movimento, colagens, dramatização, música, escultura e montagens – e a explorar o ambiente que as envolve.

O espaço do ateliê é dinamizado por animadores do Município e está aberto durante todo o dia e a todos os alunos. Podem usufruir deste espaço alunos que aparecem individualmente ou turmas acompanhadas pelos professores ou animadores. O ateliê dos Arcos dedicou-se este ano à execução de um laboratório de arte experimental, com principal incidência na joalharia. O atelier do Alvito apostou na criação de mobiliário em cartão e o do Furadouro na utilização da luz como ferramenta pedagógica. Diariamente os ateliês recebem dezenas de alunos que preferem dedicar o seu intervalo à criação de produtos ou de turmas que aproveitam este espaço e o acompanhamento destes animadores para desenvolverem actividades diferentes.

Todas estas actividades são baseadas no projecto REMIDA, de Reggio Emilia, em Itália, cuja filosofia protagoniza a criança nas várias acções desenvolvidas. Esta perspectiva permite incrementar nas crianças a noção de responsabilidade perante o ambiente, a sociedade e a cultura em que estão inseridas, e, deste modo, compreender o papel fundamental que possuem enquanto agentes dinâmicos na transformação da realidade que os envolve.

Recorde-se que esta cidade italiana é parceira de Óbidos na rede Creative Clusters in Low Density Urban Areas, do programa Europeu URBACT II (www.urbact.eu).

Com esta iniciativa pretende-se que haja uma participação activa dos pais das crianças e da comunidade envolvente, bem como das empresas a nível nacional, que fizem parceria com este projecto. O intuito é angariar material reutilizável de produção industrial para a realização de actividades com base na reciclagem e criatividade.

Para este ano lectivo 2010/2011 os temas escolhidos foram Luz, Joalharia e Objectos, sendo que, posteriormente, integrado no Junho das Artes, serão feitas instalações com os trabalhos realizados.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *