Santa Maria da Feira, Sociedade

Intervenção artística na fachada do matadouro em Santa Maria da Feira

Um grupo de alunos de Artes Visuais da Escola Secundária de Santa Maria da Feira – Grupo Cacotecnia – está a desenvolver, sob a orientação do reconhecido artista plástico Rigo 23, uma intervenção artística na fachada do matadouro municipal, no âmbito do festival Imaginarius. Dia 20 de Maio, sexta-feira, entre as 18h00 e as 22h00, realiza-se a última fase desta intervenção, acompanhada de uma base musical. Pelas 23h00, o making-off de todo o processo é exibido na Praça Gaspar Moreira.

Com este projecto educativo de envolvimento comunitário do Imaginarius, os jovens do Grupo Cacotecnia pretendem deixar uma marca artística na cidade e demonstrar que, através das artes plásticas, é possível alterar o sentido afectivo e o entusiasmo das pessoas para com os edifícios e todo o espaço urbano da cidade.

O matadouro municipal data de 1931, encontrando-se desactivado há cerca de 15 anos. Através deste projecto – Verticalarte – os alunos da Secundária da Feira, juntamente com jovens do projecto Oficina de Ideias, vão repintar a fachada, entretanto requalificada com o apoio de funcionários municipais, deixando visíveis partes no seu estado actual, para que o contraste seja mais notório.

Oitenta anos separam a construção do matadouro do ano em que esta intervenção artística se realiza. Por isso, as últimas quatro horas trabalho (dia 20 de Maio, das 18h00 às 22h00) serão acompanhadas por música característica de cada uma das oito últimas décadas.

Português radicado nos Estados Unidos

Rigo 23 é artista plástico, pintor e muralista. Nasceu na Ilha da Madeira, mas emigrou jovem para os Estados Unidos. É particularmente conhecido na comunidade de São Francisco por ter pintado murais nas ruas principais da cidade, alertando para a relação entre a natureza e o ambiente urbano.

O Imaginarius – Festival Internacional de Teatro de Rua realiza-se de 19 a 21 de Maio. É organizado pela Câmara Municipal de Santa Maria da Feira e empresa municipal Feira Viva, com direcção artística do CCTAR – Centro de Criação para o Teatro e Artes de Rua.

Informações e programa em www.imaginarius.pt.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *