Borba, Sociedade

Inauguração do Balcão Único de Borba

Decorreu ontem a Inauguração do Balcão Único de Borba, numa cerimónia que contou com a presença da Secretária de Estado da Modernização Administrativa, Maria Manuel Leitão Marques. Este novo espaço, instalado no edifício dos Paços do Concelho e totalmente remodelado, tem como principal objectivo centralizar num único ponto todo o atendimento da autarquia, de modo a responder com rapidez, transparência e eficácia às solicitações e necessidades dos munícipes.

Aberto ao público desde o passado dia 31 de Dezembro de 2010, o Balcão Único coloca à disposição dos munícipes um conjunto de serviços (atendimento geral e atendimento pelos eleitos e pelos técnicos, pagamentos e recebimentos, taxas, licenças, tarifas, passes escolares, urbanismo, etc.) que anteriormente se encontravam dispersos por diversas secções, proporcionando a todos os munícipes um atendimento mais personalizado e fomentando a celeridade dos mais diversos procedimentos administrativos. O Balcão Único disponibiliza, ainda, a todos os munícipes um computador com acesso à Internet, assim como acesso wi-fi.

O Balcão  Único foi criado ao abrigo do Programa Simplex Autárquico, programa da Secretaria de Estado da Modernização Administrativa, que visa a simplificação dos procedimentos na administração autárquica e que assenta no princípio de cooperação entre os municípios aderentes e os organismos da administração central, tendo em vista melhorar a qualidade dos serviços prestados aos cidadãos e às empresas. Trata-se de um projecto apoiado pelo QREN (INALENTEJO), através do Sistema de Apoio à Modernização Administrativa, que para funcionar em pleno implica introduzir novas metodologias de trabalho, reforçar a formação dos trabalhadores, adquirir novos equipamentos compatíveis com as novas exigências e efectuar obras de beneficiação e modernização nas instalações. A concepção do Balcão Único de Borba teve um investimento global de 184.620,75€, do qual 135.722,02€ representaram despesas elegíveis, comparticipadas pelos Fundos Europeus em 85%.

Durante a cerimónia de inauguração deste novo espaço, o Presidente da Câmara Municipal de Borba, Ângelo de Sá, frisou a importância de esta obra ser, em grande parte, o resultado do notável trabalho dos funcionários da autarquia. Desde o projecto da obra, passando pela remodelação, até ao design criado para o espaço, foram utilizados os serviços dos funcionários da autarquia que, com enorme sentido de responsabilidade e empenho, mostraram que detêm competências para realizar excelentes trabalhos.

O Balcão Único de Borba funciona todos os dias úteis, ininterruptamente, entre as 08.00h e as 16.30h, e está preparado para o acesso por parte de cidadãos com mobilidade condicionada.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *