Sociedade, Torres Vedras

Concelho de Torres Vedras tem costa de “ouro”

O concelho de Torres Vedras vai hastear a bandeira do projecto Quality Coast, galardão atribuído ao Município de Torres Vedras no dia 13 de Maio, no Chipre, pela EUCC – Coastal & Marine Union.

Esta distinção comprova que a área concelhia de Torres Vedras, enquanto zona costeira, apresenta um desempenho sustentável excelente, sendo por isso uma referência no domínio do turismo sustentável.

Para a atribuição do referido galardão do Quality Coast foram avaliados 20 critérios que se dividem em 4 grupos: natureza e biodiversidade (valores naturais, informação e educação, contacto com a natureza, políticas “verdes” e paisagens); ambiente (bandeiras azuis e praias, gestão de água, transporte sustentável, resíduos e reciclagem e clima e energia); identidade (herança cultural, território e tradição, identidade local, locais tranquilos e hospitalidade e satisfação); e realidade sócio-económica (pressão turística, lazer e recreio, envolvimento empresarial, participação pública e saúde e segurança).

De salientar que pela primeira vez o concelho de Torres Vedras foi galardoado no âmbito do projecto Quality Coast na categoria de ouro, mais concretamente no que concerne a dois daqueles grupos de critérios (ambiente e identidade).

O concelho de Torres Vedras consta agora do “Top 50 dos destinos Quality Coast do Sul da Europa 2011”. O “Top Quality Coast” foi divulgado como a lista dos destinos internacionais mais atractivos para os turistas interessados em: natureza e património cultural, identidade local e ambiente. Essa lista foi apresentada a agências internacionais de turismo que darão a conhecer a mesma por meio dos seus suportes comunicacionais.

Recorde-se que o concelho de Torres Vedras hasteia desde 2009 a bandeira do projecto Quality Coast, tendo sido um dos primeiros territórios nacionais a exibir este galardão de abrangência europeia.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *