Sociedade

VIII Congresso Internacional de Cidades e Entidades do Iluminismo em VRSA

Tendo como ponto de partida o património urbanístico do Iluminismo, o Congresso de Vila Real de Santo António propõe-se discutir os problemas e condicionalismos que actualmente se colocam aos processos de requalificação urbana dos centros históricos, mas simultaneamente as novas oportunidades que se abrem a estes processos de reabilitação, enquanto pilares de desenvolvimento económico, social e cultural.
 
Havana, Madrid e S. Luís do Maranhão são apenas exemplos de cidades que confirmaram já a sua presença no Congresso, através da apresentação de comunicações sobre as experiências de actuação neste domínio, num espaço privilegiado de reflexão sobre os obstáculos e a as novas oportunidades económicas, sociais e habitacionais que hoje se colocam num equilíbrio que se procura entre as práticas de manutenção e rentabilização na recuperação do património edificado dos centros históricos, e a inserção destes espaços na economia de cada cidade ou país.
 
Além das cidades referidas, o núcleo central de conferências do Congresso contará ainda com a participação e a partilha de experiências desenvolvidas em Lisboa, no Porto, em Madrid e em Vila Real de Santo António.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *