Desporto, Portimão

V Olimpíadas Sénior juntam 200 participantes na Área Desportiva da Praia da Rocha em Portimão

Cerca de 200 seniores dos municípios de Lagoa, Silves, Lagos e Portimão participam no dia 25 de Maio nas V Olimpíadas Sénior, que vão ter lugar entre as 10h00 e as 12h00 na Área Desportiva da Praia da Rocha. 

Os seniores, com idades compreendidas entre os 65 e os 88 anos, vão participar em diversos jogos, essencialmente colectivos, reforçando a componente de convivialidade que é um dos principais aspectos da iniciativa. 

Em Portimão, as Olimpíadas Sénior fazem parte do Programa Exercício e Saúde, que proporciona marchas-passeio, colóquios e vários encontros desportivos, assim como descontos no acesso a instalações e actividades desportivas, entre outros benefícios. 

Inserido no projecto Intervir Pró Sénior, o Exercício e Saúde traduz uma política municipal virada para o bem-estar e qualidade de vida das pessoas com mais de 45 anos, sensibilizando-as para a prática regular de actividade física, em nome da motricidade. 

São exemplos disso, a iniciativa “Sábados + Activos”, o programa de gerontomotricidade “Pilates” e o “Fisio e Movimento”, acção direccionada para os lares do município e destinada a idosos dependentes. 

Ginástica de manutenção/aeróbica, yoga, ginástica adaptada e hidroginástica, fazem ainda parte das actividades que aumentam a aptidão cardio-vascular e os níveis de força e resistência musculares, ao mesmo tempo que mantêm e/ou atenuam a perda de flexibilidade, coordenação e equilíbrio e diminuem os factores de risco atribuíveis ao envelhecimento. 

No âmbito do Programa Exercício e Saúde, que decorre entre Outubro e Junho, está disponível na Câmara de Portimão o Gabinete de Avaliação, Aconselhamento e Actividade Física, proporcionando uma avaliação real do estado de saúde física e psicológica dos utentes. 

Também fazem parte deste Programa, eventos que promovem à prática de jogos lúdicos e que proporcionam o convívio e o intercâmbio, como são os casos dos Jogos Seniores, dos Encontros Intergerações e das Olimpíadas Sénior, que resultam da promoção de um espírito de equipa intermunicipal, com a criação de actividades comuns às quatro autarquias envolvidas.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *