Cultura, Santa Maria da Feira

José Saramago homenageado no Imaginarius em Santa Maria da Feira

No dia em que José  Saramago completou 80 anos de idade – 16 de Novembro de 2002 – a Câmara Municipal de Santa Maria da Feira homenageou o Nobel da Literatura português com uma grande manifestação europeia de arte, cultura e teatro em diferentes espaços culturais da cidade. A estreia nacional do recital “Homenagem a José Saramago”, a exposição “As personagens de Saramago nas Artes” e o seminário “A Europa na Geografia da História” marcaram esta homenagem, com o escritor presente nos três momentos. 

Nove anos depois, Santa Maria da Feira volta a homenagear o Nobel da Literatura, desta vez no festival Imaginarius, com a estreia nacional do espectáculo “The Blind”, pela companhia polaca KTO – uma adaptação dos episódios mais marcantes da obra “Ensaio Sobre a Cegueira” para teatro de rua.  

Dia simbólico para Saramago e para a Feira

No dia do seu octogésimo aniversário, José Saramago abriu o seminário “A Europa na Geografia da História”, realizado no auditório da Biblioteca Municipal de Santa Maria da Feira, que contou ainda com a participação do mediático juiz italiano Antonio Di Pietro e do escritor português Vasco Graça Moura.  

Nesse encontro, Saramago presenteou a plateia com a leitura um texto original da sua autoria, dedicado a Santa Maria da Feira, inspirado na homenagem promovida pela Câmara Municipal de Santa Maria da Feira e pelo Festival Sete Sóis Sete Luas. (…) “E que me trouxe então o deus da Feira que eu ainda não tivesse? Trouxe-me pessoas de talento e estudo, pessoas de espírito que trabalharam e que desse seu trabalho vieram aqui mostrar os frutos, tudo, tanto, só porque cumpri, cumpro ou vou cumprir oitenta anos” (…). 

No âmbito desta homenagem, autores italianos, espanhóis, cabo-verdianos e portugueses recriaram visualmente as figuras e as personagens que marcaram o fascinante mundo poético do Nobel da Literatura. A exposição “As personagens de Saramago nas Artes” foi inaugurada no dia do aniversário do escritor, na galeria da Biblioteca Municipal de Santa Maria da Feira, com obras dos artistas portugueses David de Almeida, Júlio Pomar, Armanda Passos, Graça Morais, João Caetano, José Santa-Bárbara e Rogério Ribeiro, do espanhol Manuel Estrada e dos italianos António Possenti, Luca Allinari, Massimo Bertolini e Stefano Tonelli.  

À noite, Saramago assistiu à estreia nacional do recital “Homenagem a José Saramago”, no Cineteatro António Lamoso, em Santa Maria da Feira, protagonizado pela actriz portuguesa Maria de Medeiros, a espanhola Marisa Paredes e a italiana Laura Morante, que interpretaram excertos de duas obras emblemáticas do escritor: “Memorial do Convento” e “Ensaio Sobre a Cegueira”. 

Adaptação para teatro de rua

“Ensaio sobre a Cegueira”, best seller de José Saramago, regressa agora ao Imaginarius’11 pela companhia polaca KTO Theater, numa adaptação para teatro de rua que promete marcar esta edição. Sem palavras, mas com expressões fortes, sons e música, o espectáculo, para maiores de 16 anos, terá como palco a Alameda do Tribunal e será apresentado às 23h30 (19 e 20 de Maio) e 22h45 (21 de Maio). Curiosamente, “The Blind” estreou na Polónia a 18 de Junho de 2010, dia em que o Nobel da Literatura português morreu.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *