Desporto, Entroncamento

Entroncamento recebe a Festa Final do “Nestum Rugby nas Escolas”

No dia 21 de Maio, a cidade do Entroncamento recebe a festa final do Projecto “Nestum Rugby nas Escolas”, no Parque Desportivo do Bonito, pelas 15h30min.

 

Prevê-se a presença de cerca de 900 alunos, de 80 escolas de todo o país.

 

O projecto “Nestum Rugby nas Escolas” é o resultado de um protocolo entre a Federação Portuguesa de Rugby (FPR) e o Gabinete Coordenador do Desporto Escolar, enquadrado nos projectos especiais do Desporto Escolar (Actividade interna).

 

A NESTUM que, entre outras entidades apoia este projecto, assegura que todas as escolas que renovarem a sua inscrição recebam um reforço de material (cintos e bolas) e que às que aderirem pela primeira vez, seja entregue um kit com material para a prática do rugby.

 

O “Nestum Rugby nas Escolas” tem como principal objectivo divulgar e promover a modalidade no meio escolar, em sintonia com as finalidades e orientações do Desporto Escolar/DGIDC/ME. Procura também estabelecer a ligação entre as escolas e os clubes e orientar alunos/atletas para a prática do rugby.

 

O projecto é composto por três fases: a primeira é dedicada à formação e sensibilização de professores e alunos para o ensino e a prática do rugby, a segunda  é de dinamização de um torneio inter-turmas, e a terceira é de promoção de convívios inter-escolas.

 

Estas acções destinam-se a alunos do 5º ao 9º ano, de ambos os sexos, e a todos os professores de Educação Física. A introdução do Rugby na Escola foi realizada através de acções de formação/sensibilização de Tag Rugby – rugby adaptado a pisos duros.

 

A operacionalização deste projecto tem sido facilitada pela participação activa da Federação Portuguesa de Rugby e dos clubes federados, quer nos contactos com as escolas, quer na presença/participação dos seus técnicos no acompanhamento das acções realizadas nas escolas. A coordenação está a cargo da Associação de Rugby do Sul (ARS), tendo como parceiras a Associação de Rugby do Norte (ARN) e o Comité Regional Rugby do Centro (CRRC).

 

Este projecto permitiu, neste ano lectivo, a prática do rugby a cerca de 35.000 jovens de 350 escolas a nível nacional. O rugby é um desporto que favorece o desenvolvimento de valores educativos e sociais importantes, como a solidariedade, a disciplina, a camaradagem, o rigor e o espírito de equipa, contribuindo para o aproveitamento escolar e a realização pessoal.

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *