Cultura, Vila Franca do Campo

Conversas à Viola em Vila Franca do Campo

No âmbito da comemoração do Dia Internacional dos Museus, a Câmara Municipal e o Museu de Vila Franca do Campo apresentam no Solar Viscondes do Botelho os tocadores Carlos Estrela, Rafael Carvalho, Ricardo Melo e Wellington Nascimento em “Conversas à Viola”.

 

A ideia deste evento partiu da Associação de Juventude Viola da Terra, formada na Ribeira Quente, e pretende  levar a Viola da Terra aos palcos a que normalmente não costuma subir, pelo menos como instrumento solista e de destaque. O objectivo é que o tocador que, usualmente, aparece na Viola por detrás de um Grupo Folclórico, acompanhando as Folias, inserido em grupos de cantares e desgarradas, esteja agora em palco a solo, só ele e a sua Viola.

 

Os tocadores dos Concelhos e Freguesias visitadas, pessoas que estejam ligadas à Viola da Terra, desde velhos mestres, estudiosos da Viola e jovens aprendizes, falarão das suas experiências pessoais. Do conhecimento e visão de cada um haverá uma “Conversa” muito rica, em contexto de Concerto onde, para além de um pequeno testemunho pessoal, teremos uma apresentação musical individual dos temas que cada tocador entenda como mais representativos da identidade da Viola, dentro daquilo que é o contexto musical onde vivem, bem como a sua visão próprio do instrumento.

É ainda importante dar a conhecer à Comunidade os seus tocadores, que algumas vezes passam despercebidos no meio em que se encontram. Teremos também a vertente de chamar à atenção para a Viola e para a necessidade de ensino da mesma. Poderemos cativar jovens e adultos para as sua sonoridades, e dar a conhecer, em cada local, quais as pessoas que a tocam e que a poderão ensinar.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *