Sociedade

9.º Encontro Nacional de Técnicos de Metrologia da Administração Pública no Montijo

No âmbito das comemorações do Dia Mundial da Metrologia, realiza-se próximo dia 20 de maio, o 9.º Encontro Nacional de Técnicos de Metrologia da Administração Pública, subordinado ao tema, “Competências dos Serviços Municipais de Metrologia – Desafios e Oportunidades”, entre as 09h00 e as 18h00, no Cinema Teatro Joaquim D´Almeida, promovido pela Câmara Municipal do Montijo.

O encontro tem como objetivo central refletir sobre a possibilidade e o interesse de alargar as competências dos Serviços Municipais de Metrologia no âmbito da Metrologia Legal, e sobre o acumular de outras competências em áreas como a calibração ou a acústica, sempre com o objetivo de melhorar os serviços prestados à população e valorizar e dignificar os Serviços Municipais de Metrologia.

A sessão de abertura contará com a intervenção da Presidente da Câmara, Maria Amélia Antunes.

“Competências de Qualificação do Instituto Português da Qualidade (IPQ) ”  é o título do primeiro painel, moderado pelo vereador da Câmara Municipal do Montijo, Renato Gonçalves, que contará com as intervenções de António Arrais, (presidente da Associação Nacional de Técnicos de Metrologia), Marina Dias (Metrologia da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica – ASAE), João Pimentel (Diretor de Qualidade da Direção Regional de Educação de Lisboa e Vale do Tejo) e Cartaxo dos Reis (Diretor da Unidade de Metrologia Legal do IPQ).

Da parte da tarde, o painel intitulado “Competências de Acreditação do Instituto Português de Acreditação – IPAC” e moderado pela vereadora Clara Silva da Câmara Municipal de Montijo será apresentado por Luis Soares, responsável da BRUEL em Portugal, João Matos, da Agência Portuguesa do Ambiente, e Ana Santos Carreira (Avaliadora do IPAC).

Após as intervenções terá lugar um debate. O Encontro contará com a intervenção de Nuno Canta, vice-presidente da Câmara Municipal do Montijo, no encerramento da cerimónia.

No final, os participantes serão convidados a visitar a exposição “Sabe o que é a Metrologia?”, no Museu Municipal da Casa Mora, onde irão encontrar os instrumentos de pesar e medir mais comuns de um passado recente, ligando-os à sua utilização nas diversas atividades.

A exposição ficará patente até ao dia 10 de Junho e pode ser visitada de segunda a sexta, entre as 9h30 e as 12h30 e das 14h00 às 17h30.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *