Portimão, Sociedade

Quinta Pedagógica de Portimão continua a apoiar instituições de solidariedade com produtos hortícolas

Para além das componentes didáctica e lúdica, a Quinta Pedagógica de Portimão também tem uma importante vertente social, levando a cabo diversas acções de índole comunitária, em especial no apoio a instituições particulares de solidariedade, com a entrega de produtos hortícolas.

Nesse sentido, entre Janeiro e Abril últimos foram distribuídos mais de 320 quilos de produtos hortícolas, como limões, couves, rabanetes, nabos, alfaces, favas, morangos, alho francês, ervilhas e outros, que beneficiaram os utentes do Centro de Convívio da Aldeia das Sobreiras, Lar do Bom Samaritano, Lar da Nª Sra. da Conceição, Lar de Idosos da Raminha/Catraia – Centro de Acolhimento Temporário para Menores em Risco e ainda o Lar de Idosos da Mexilhoeira Grande.

Visitas guiadas, colheita de produtos da horta, cuidados com os animais e workshops são outras das actividades realizadas, incluindo o programa de Maio as seguintes acções: dia 21 – ateliê “Do Trigo ao Pão” (11h00) e passeios de égua, burro ou pónei (14h30); dia 28 – ateliês “O Sr. Espantalho” (11h00) e “O Barro na Quinta” (15h00).

Espaço de reaproximação ao campo, à vivência e aos valores do mundo rural tão importantes para o crescimento de uma população urbana cada vez mais afastada desta realidade, a Quinta ocupa uma área de cerca de dois hectares, repartidos por zonas distintas de cultivo, de abrigo de animais, uma área de lago, zonas verdes e de lazer, recriando de forma fiel as estruturas das tradicionais quintas rurais.

Possui uma horta de legumes, uma área com ervas aromáticas, diversas árvores de fruto e muitos animais, como cavalos, vacas, burros, ovelhas, cabras, porcos, patos, gansos, aves, coelhos, galinhas entre outras espécies.

Inaugurada em Abril de 2008, a Quinta Pedagógica de Portimão recebeu até ao momento cerca de 95 mil visitantes, maioritariamente de escolas da região, podendo ser visitada de terça a sexta-feira entre as 09h30 e as 17h30, e aos fins-de-semana das 10h00 às 17h30.

Informações complementares em: www.cm-portimao.pt.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *