Odivelas, Sociedade

Odivelas cria o Projecto “Com Abrigo”

A Câmara Municipal de Odivelas aprovou na última reunião de câmara – realizada a 9 de Maio – o Projecto “Com Abrigo”, o qual consiste na atribuição de um fogo municipal no concelho de Odivelas para gestão pela Comunidade Vida e Paz. A cedência deste fogo visa a reinserção de pessoas Sem Abrigo ou com problemas de adição, que tenham terminado com sucesso o programa terapêutico nos Centros de Reabilitação da Comunidade Vida e Paz.
 
Com o intuito de promover o desenvolvimento social do Concelho de Odivelas, a autarquia alia-se à Comunidade Vida e Paz a quem atribui, a título gratuito, a gestão de um fogo municipal no Bairro Gulbenkian, freguesia de Odivelas, com capacidade para acolher quatro pessoas provenientes dos centros de reabilitação daquela entidade.
 
Um dos grandes factores de sucesso da Comunidade Vida e Paz na reabilitação dos indivíduos com problemas de adição passa pela reinserção social de que são alvo no final do processo de tratamento, em que as casas de reinserção social são fundamentais para fomentar a autonomia dos indivíduos no recomeço de uma nova vida.
Por esta razão, a Câmara Municipal de Odivelas aliou-se à Comunidade Vida e Paz, num projecto de elevado interesse social, uma vez que promove novas possibilidades de recuperação e integração social de indivíduos residentes no Concelho de Odivelas.
 
Com este protocolo de colaboração, as duas entidades pretendem cooperar na recuperação terapêutica e inserção social de pessoas sem abrigo ou dependentes de droga e álcool que se encontrem a viver no Concelho de Odivelas desde que os Centros da Comunidade disponham de vagas.
 
Sobre a Comunidade Vida e Paz:
A Comunidade Vida e Paz é uma organização que apoia os sem-abrigo, com o objectivo de os reinserir como cidadãos participativos na sociedade. Galardoada com o Prémio da Fundação Bissaya Barreto, por práticas inovadoras na promoção social, é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) tutelada pelo Patriarcado de Lisboa e com sede em Alvalade. É de inspiração cristã, mas tem o apoio de imensas entidades e pessoas de diferente fé e diferente fundamentação humanística, que se lhe unem no sentido de prestar serviço à sociedade.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *