Cultura, Oliveira de Azeméis

Criadores pintam uma nova cidade com recurso à arte – Oliveira de Azeméis

Duas dezenas de pintores, oriundos de várias partes do país, pintaram o centro histórico da cidade de Oliveira de Azeméis no âmbito da segunda edição do projecto «Entr’Artes».
O desafio lançado pela autarquia era transpor para a tela imagens e monumentos que captassem mais a atenção dos artistas e estes responderam positivamente.
As telas irão, agora, integrar uma exposição que reunirá todos os trabalhos. Além da pintura, houve quem optasse pelo desenho e pela escultura com recurso à cortiça.
A música, a dança, a poesia e uma mulher estátua ajudaram a criar um ambiente íntimo e artístico nas ruas Bento Carqueja, António Alegria e jardim público.
O ambiente criado á volta da arte deixou o presidente da autarquia satisfeito na visita que fez ao final do dia.
«Esta é uma iniciativa extraordinária que visa aproximar a cultura das pessoas utilizando o centro da cidade para que os artistas possam mostrar o seu talento», afirmou Hermínio Loureiro.
«O projecto tem vindo a recolher a adesão do mundo artístico e o que queremos com ele é ter uma cidade com movimento, animação e muita cultura», disse o autarca considerando que o evento «está numa fase de consolidação e já faz parte do roteiro artístico de Oliveira de Azeméis».
Segundo Hermínio Loureiro, a iniciativa terá continuidade porque a «arte é fundamental pelo que as questões culturais continuarão a ser valorizadas pela autarquia».
O projecto «Entr’Artes» pretende levar os artistas a pintar ao vivo o centro histórico da cidade de Oliveira de Azeméis levando ao conhecimento do público as técnicas de arte, as tendências e a visão dos criadores plásticos.
Outro objectivo é dinamizar o núcleo central da cidade e criar nas pessoas a curiosidade para as artes, com relevância para a pintura.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *