Cantanhede, Educação

Champimóvel vai estar em Cantanhede de 17 a 20 de Maio

O Município de Cantanhede vai receber, entre os próximos dias 17 e 20 de Maio, o Champimóvel, um simulador interactivo da Fundação Champalimaud que transporta as crianças até ao interior do corpo humano.

Esta experiência itinerante e interactiva vai estar patente ao público na EB 2,3 Marquês de Marialva, em Cantanhede, e destina-se principalmente a alunos dos 6.º e 9.º anos de escolaridade. No total, cerca de 750 alunos e professores do Concelho terão oportunidade de ficar a conhecer esta verdadeira lição de ciência, distribuídos por cerca de 50 sessões de 30 minutos.

A iniciativa resulta de uma parceria entre o Ministério da Educação e a Fundação Champalimaud, com o apoio do Município de Cantanhede, e tem como principais objectivos divulgar a investigação científica biomédica junto dos mais novos, despertar o interesse pelos temas científicos e incentivar talentos nessa área, e envolver activamente alunos e professores na acção, através de um conjunto de actividades.

Trata-se do primeiro equipamento deste género em Portugal, reunindo um filme tridimensional, a interactividade e a utilização do movimento para efectuar a explicação lúdico-pedagógica dos seus conteúdos científicos.

Assim, tendo como guia o Champi, um boneco animado criado pela Fundação Champalimaud para o efeito, os jovens estudantes, devidamente munidos de óculos 3D, terão a oportunidade de aprender sobre os caminhos seguidos pelos impulsos nervosos dentro do nosso corpo, sobre o mecanismo da visão, a estrutura celular e material genético que a compõe, a acção dos vírus, a terapia genética, não esquecendo o que se vem fazendo na investigação em células estaminais e em nanotecnologias.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *