Santa Maria da Feira, Sociedade

Acção de sensibilização sobre doenças cardiovasculares e rastreios na Biblioteca de Santa Maria da Feira

No âmbito da campanha nacional “Maio, Mês do Coração”, a Câmara Municipal de Santa Maria da Feira e o Agrupamento de Centros de Saúde de Entre Douro e Vouga (ACES) promovem, dia 18 de Maio, na Biblioteca Municipal, uma acção de sensibilização sobre doenças cardiovasculares, seguida da realização de rastreios. Esta iniciativa é dirigida a toda a população e tem entrada livre.  

A sessão, que terá início pelas 14h30, será conduzida por Ana Alves, da Fundação Portuguesa de Cardiologia. Pelas 16h00, os participantes poderão realizar rastreios de índice de massa corporal, perímetro abdominal, tensão arterial e glicemia capilar.  

Caminhada a 17 de Maio

Ainda no âmbito desta iniciativa, realiza-se a 17 de Maio, a caminhada “De mãos dadas com o coração”, integrada nas caminhadas semanais do programa municipal de actividade física para seniores “Movimento e Bem-Estar”. Pelas 14h00, os participantes concentram-se na Junta de Freguesia de Espargo.  

Importância da prevenção

Em Portugal, as doenças cardiovasculares são a principal causa de mortalidade, tal como se verifica em muitos países ocidentais. O seu carácter multidimensional e as suas graves consequências, negativas e directas para o cidadão, para a sociedade e para o sistema de saúde, determinam que sejam encaradas como um dos mais importantes problemas de saúde pública, se não o mais importante, que urge minorar. 

A prevenção destas doenças, através da promoção de estilos de vida saudáveis junto da população, constitui a estratégia mais eficaz, menos onerosa e mais susceptível para diminuir o risco do indivíduo vir a desenvolver estas doenças.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *