Cultura, Trofa

7º Encontro Lusófono da Trofa recebeu mais de 5000 visitantes

A Edição 2011 do Encontro Lusófono de Literatura Infanto-Juvenil terminou, no passado Sábado, depois de uma semana cheia de atividades onde a cultura lusófona foi rainha.

 

O 7º Encontro Lusófono de Literatura Infanto-Juvenil terminou com um concerto musical protagonizado pelo Coro da Santa Casa da Misericórdia de Santo Tirso e pelo Grupo Coral Administração dos Portos do Douro e Leixões.

 

 

 

Com a mesma direção artística de José Manuel Pinheiro, estes dois coros proporcionaram um concerto memorável, onde o reportório apresentado levou os presentes a viajar pelas belas paisagens Lusófonas ao som das suas notas musicais.

 

Num balanço efetuado no último dia do Encontro, a Presidente da Câmara Municipal da Trofa, Joana Lima, considerou, que esta iniciativa foi “uma aposta ganha, já que a edição de 2011 deste Encontro Lusófono recebeu mais de 5000 visitas”, reforçando assim, a ideia já defendida de pela Autarquia de que “vale sempre a pena apostar na formação, sobretudo no mundo atual, onde o conhecimento é um recurso da maior importância, quer para competir nos mercados de trabalho, quer para garantir a participação na vida pública”.

 

 

Durante uma semana foram vários os escritores e ilustradores que marcaram presença, como Adélia Carvalho, autora do livro “Matilde Rosa Araújo – Um Olhar de Menina”, Hélder Reis, apresentador da Praça da Alegria, programa da RPT, que lançou livros solidários, em que por cada dois livros adquiridos, o valor de um reverte a favor de obras solidárias no continente africano, Octaviano Correia, escritor angolano, que apresentou no Encontro o livro “MNOP alguma Bicharada até ao Z”, e o escritor brasileiro Juva Batella.

 

Pela Trofa passaram ainda a escritora Susana Azevedo que é autora de obras em língua gestual, Francisco Duarte Mangas, José Vaz, Mário João Alves, Nuno Higino autores premiados a nível da Literatura Infanto-Juvenil, João Manuel Ribeiro, Luís Silva, Ana Luísa Amaral.

 

 

 

A 7ª edição do Encontro Lusófono recebeu ainda, Mário João Alves autor do conto vencedor do Concurso Literário Lusófono de Literatura Infanto-Juvenil- Prémio Matilde Rosa Araújo “Amílcar, o Consertador dos Búzios Calados” e a ilustradora do conto Ana Justo.

 

A semana lusófona na Trofa ficou ainda marcada pelo encontro dos mais pequeninos com os contadores de histórias Thomas Bakk (Thomastórias) e Ilda Oliveira e pela passagem pela CCT de José Fanha, poeta, declamador, divulgador de poesia, dramaturgo, autor de letras para canções e textos de rádio, guionista de televisão e rádio, e Álvaro Magalhães, o conhecido autor dos livros juvenis “Triangulo Jota”.

 

 

No decorrer do Encontro houve lugar para uma palestra “Eugénio de Andrade e os poetas contemporâneos” orientada por António Oliveira e para a formação Da Literatura Oral tradicional à Literatura Infanto-Juvenil, por Carlos Nogueira.

 

A animação das noites da 7ª edição do Encontro Lusófono de Literatura Infanto-Juvenil ficou a cargo dos Agrupamentos de Escolas do Concelho da Trofa, nomeadamente do Agrupamento de Escolas do Castro, do Agrupamento de Escolas da Trofa e, pela primeira vez, subiu ao palco do Encontro Lusófono uma representação protagonizada por Pais, através do Grupo de Pais do Jardim de infância de Feira Nova, S. Mamede do Coronado que apresentou uma peça de teatro.

 

A encerrar o último espetáculo do Encontro 2011, a Edil Trofense reiterou “a satisfação de ver o sucesso desta Edição do Encontro Lusófono, que fez da Trofa a capital da lusofonia durante uma semana”, e convidou os presentes já para a edição de 2012, lembrando que “a Trofa e Portugal como membros da imensa comunidade que é a lusofonia, dispersa por vários continentes, estão ligados por laços de amizade e de cumplicidade que encontram o seu reflexo institucional e cultural neste extraordinário projeto que é o Encontro Lusófono de Literatura Infanto-Juvenil da Trofa”.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *