Lamego, Sociedade

Oficinas da Páscoa despertam sentidos das crianças de Lamego

As crianças do concelho de Lamego tiveram, pela primeira vez, à sua disposição, durante as últimas férias da Páscoa, um programa de actividades pedagogicamente orientadas susceptíveis de potenciar uma aproximação crítica e criativa em relação ao contexto envolvente. Nesta primeira edição, de cariz experimental, os mais novos foram desafiados a explorar os seus cinco sentidos, através da participação em diversas oficinas.

Durante as sessões práticas, as crianças criaram, por exemplo, objectos feitos em barro de modo a estimular “a experimentação de materiais e a exploração do tacto” e integraram uma oficina de escrita teatral que teve como ponto de partida a figuração de cenas de caça e de pastoreio iconografadas num conjunto de painéis de azulejos do século XVII. Ao longo de cinco dias, os mais novos também desenvolveram a sua capacidade artística e criativa, expressando-se através da manipulação de vários materiais, usufruindo das suas potencialidades e plasticidade, dando especial atenção aos cheiros que “emanam e se associam à época da Páscoa”.

A oficina de música Sons e Tons possibilitou o acesso à música como arte, linguagem e conhecimento, procurando contribuir para “florescer a sensibilidade artística e da cultura musical”, enquanto que a oficina de culinária desenvolveu apetências em relação ao paladar, convidando as crianças a saborearem diversas iguarias criadas pelas religiosas do antigo Convento das Chagas.

Promovido pelo Gabinete de Psicologia da Câmara Municipal de Lamego, em parceria com o Teatro Ribeiro Conceição, a empresa municipal Lamego ConVida, EEM, o Museu de Lamego e a Escola de Hotelaria e Turismo de Lamego, as Actividades Pedagógicas das Férias da Páscoa terminaram com a realização de um peddy paper que permitiu a descoberta de alguns dos principais monumentos históricos da cidade.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *