Cultura, Gondomar

I Encontro com o Património de Gondomar

No dia 14 de Maio realizou-se o 1.º Encontro com o Património (subordinado ao tema Património Religioso), uma iniciativa que pretendeu dar a conhecer uma parte da herança cultural do Concelho de Gondomar.

A sessão de abertura esteve a cargo do Vereador do Pelouro da Cultura da Câmara Municipal de Gondomar, Fernando Paulo. Depois, ainda antes de uma visita à Igreja Matriz de S. Cosme, foram feitas comunicações centradas no Património Religioso de Gondomar, nas Igrejas Matriz de S. Cristóvão de Rio Tinto e S. João da Foz do Sousa e, ainda, sobre o destaque da medicina humanitária no Caminho de Santiago. As duas primeiras apresentações foram da responsabilidade das técnicas do Gabinete de Arquivo e Património Cultural, sendo que a última foi efectuada pelo Prof. Doutor Romero Bandeira.

Depois das intervenções que marcaram a abertura do 1.º Encontro com o Património, realizou-se uma visita à Igreja Matriz de S. Cosme (espaços exteriores e interiores). Esta acção contou, como orientador, com inúmeras explicações e partilha de conhecimentos, com o Padre Alípio Barbosa.

De realçar que, em paralelo, até ao dia 28 de Maio está patente, na Biblioteca Municipal, a exposição fotográfica “Fragmentos – Património Arquitectónico”. Trata-se de uma viagem guiada por “fragmentos de imagens”, uns mais remotos, outros mais próximos, que apresentam um Concelho que, por vezes, passa despercebido.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *