Cultura, Odivelas

Encontro de Escritores Lusófonos em Odivelas

A literatura vai voltar a ter destaque na III Bienal de Culturas Lusófonas que decorre, actualmente, no Concelho de Odivelas. É já nos próximos dias 20, 21 e 22 de Maio que haverá o Encontro de Escritores Lusófonos, tripartido pelo Centro Cultural da Malaposta, Centro de Exposições de Odivelas e Biblioteca Municipal D. Dinis. José Eduardo Agualusa  e Ricardo Adolfo (Angola), Lívio de Morais (Moçambique), Germano de Almeida (Cabo-Verde) ou Maria Ângela Carrascalão (Timor-Leste) são alguns convidados que estarão presentes neste encontro de cerca de 50 escritores oriundos de todos os cantos da Lusofonia.

São três dias de debates organizados por painéis, de encontros com a Comunicação Social, de apresentações ao público e de algumas homenagens.

A Abertura Oficial do Encontro decorre no dia 20 de Maio, às 10h15, no Centro Cultural da Malaposta, com as presenças de:

 

Susana Amador – Presidente da Câmara Municipal de Odivelas

Domingos Simões Pereira – Secretário Executivo da CPLP

Miguel Anacoreta Correia – Secretário-geral da UCCLA

 

Neste encontro maior da literatura lusófona, o convívio entre escritores de diferentes paragens, unidos pela mesma matriz cultural, ao nível da língua, será da maior relevância. Um dos painéis em destaque será, precisamente, o que celebra aqueles escritores que vivendo fora dos países de língua oficial portuguesa, escrevem em português e, em alguns casos, são escritores bilingues, nomeadamente radicados na Europa. Outro painel que também gostaríamos de destacar aponta para uma reflexão sobre “A Edição de Autores Lusófonos: A produção literária e o mercado, oportunidades e constrangimentos.”

 

Em 2011 celebram-se os 750 anos do nascimento de D. Dinis, o Rei-Poeta e Lavrador. O III Encontro de Escritores Lusófonos será uma das formas de prestarmos essa devida homenagem.

 

Durante todo o Encontro de Escritores haverá apresentações de livros e contactos regulares com a imprensa.

Haverá ainda momentos especiais com performances ao nível do canto, da música e da declamação. Destaque para as interpretações do Conservatório de Música D. Dinis e da actriz e declamadora Paula Nunes.

As inscrições são gratuitas e decorrem até ao próximo dia 18 de Maio, permitindo a obtenção de um Certificado. Devem ser enviadas para o e-mail: aldina.ribeiro@cm-odivelas.pt ou para o fax. 219 328 004.

 

Em Maio, Odivelas é Capital da Lusofonia!

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *