Desporto, Portimão

13º Grande Prémio de Portugal-Algarve F1 em Motonáutica em Portimão

Pelo 13º  ano consecutivo, Portimão recebe nos dias 21 e 22 de Maio a mais prestigiada e emocionante competição mundial do calendário da UIM – União Internacional de Motonáutica, para mais uma edição do Grande Prémio de Portugal / Algarve F1, num espectáculo de alta velocidade que promete agitar as águas do rio Arade.

A prova irá contar com a participação de 16 pilotos, de oito nacionalidades, entre os quais Duarte Benavente, o único português em prova, que desde 1999 tem marcado presença assídua em todas as edições realizadas no nosso país, defendido com grande mérito as cores nacionais, como foi o caso de 2009, em que subiu ao terceiro lugar do pódio.

Já o actual campeão do mundo, o finlandês Sami Selio, não tem sido muito feliz em Portimão, onde conquistou um 2º lugar em 2002, um 4º em 2007 e um 8º em 2008, e no arranque do Campeonato do Mundo de 2011 quedou-se pela 14.ª posição na jornada inaugural realizada no passado mês de Março, no Qatar.

Após o triunfo nessa 1º etapa pela Qatar Team, com a vitória a pertencer ao norte-americano Jay Price, seguido do seu novo companheiro de equipa, o italiano Alex Carella, espera-se uma luta acérrima pelos lugares cimeiros, à qual se juntam Thani Al Qamzi e Ahmed Al Hameli (Team Abu Dhabi), dos Emiratos Árabes Unidos, que em 2009, subiram ao primeiro lugar do pódio na jornada dupla realizada no rio Arade, com Ahmed Al Hameli a repetir a proeza em 2010.

O italiano Francesco Cantando, que há 16 épocas participa no Mundial da F1 e que por cinco vezes terminou a corrida de Portimão na 2ª posição, vai seguramente continuar à procura a sua primeira vitória.

A também cantora norueguesa Marit Stromoy, e único elemento feminino em prova, volta a alinhar neste Grande Prémio, em representação da Team Náutica, ao lado do italiano Rinaldo Osculati.

Confirmadas estão assim as emoções fortes, reservadas aos milhares de entusiastas que, habitualmente, acompanham esta competição, quer na Zona Ribeirinha de Portimão, quer pela transmissão televisiva para 46 países, incluindo Portugal, através do Desporto 2, da RTP.

No já longo historial de realizações, este evento desportivo é considerado pelo conjunto das equipas como o melhor Grande Prémio do Mundo, obtendo sempre boas classificações nos relatórios da U.I.M., sendo patrocinado pela Câmara Municipal de Portimão, com a coordenação da Portimão Urbis, o apoio técnico do Clube Naval de Portimão, e a égide da Federação Portuguesa de Motonáutica.

No programa do evento estão ainda agendadas, durante o fim-de-semana, duas corridas da Fórmula 4, nas quais participarão oito pilotos em representação de outras tantas equipas.

Organizado pela UIM, o Grande Prémio de Portugal/Algarve tem o patrocínio oficial do Município de Portimão, os patrocínios dos Casinos do Algarve, do Tivoli Marina Portimão, dos Cafés Delta e do Clube Interpass, e os apoios da Federação Portuguesa de Motonáutica, Instituto de Desporto de Portugal, Clube Naval de Portimão e Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos.

Em anexo: Programa, lista de pilotos, palmarés e calendário do Mundial e do GP Portugal/Algarve, informações técnicas e formulário de acreditação para a Comunicação Social.

Programa:

Sábado, 21 de Maio

09:30 – Treinos Livres F1

10:45 – Treinos Livres F4

11:20 – Treinos Cronometrados F4

14:00 – F4 RACE

15:00 – Qualificações F1

Domingo, 22 de Maio

09:30 – Treinos Livres F1

10:45 – Treinos Livres F4

11:20 – Treinos Cronometrados F4

14:00 – F4 RACE

15:15 – Volta de Apresentação

15:30 – FORMULA 1 Grande Prémio de PORTUGAL/ALGARVE

16:15 – Cerimónia de Pódio

Lista de equipas e pilotos do Mundial de F1:

Mad Croc F1 Team

Davide Padovan (ITA) – Sami Selio (FIN)

Team Náutica

Rinaldo Osculati (ITA) – Marit Stromoy (NOR)

Team Abu Dabhi

Thani Al Qamzi (UAE) – Ahmed Al Hameli (UAE)

CTIC China Team

Philippe Chiappe (FRA) – Pierre Lundin (SWE)

F1 Atlantic Team

Duarte Benavente (POR)  – Philippe Tourre (FRA)

Qatar Team

Jay Price (USA) – Alex Carella (ITA)

Team Sweden

Jonas Andersson (SWE) – Shaun Torrente (USA)

Singha F1 Racing Team

Francesco Cantando (ITA) – Stefano Paoletti (ITA)

Campeões do Mundo F1 (últimos 12 anos):

Ano   Piloto   Nacionalidade

2010   SELIO Sami   Finlândia

2009   CAPPELLINI Guido  Itália

2008   PRICE Jay   USA

2007   SELIO Sami   Finlândia

2006   GILLMAN Scott  USA

2005   CAPPELLINI Guido  Itália

2004   GILLMAN Scott  USA

2003   CAPPELLINI Guido  Itália

2002   CAPPELLINI Guido  Itália

2001   CAPPELLINI Guido  Itália

2000   GILLMAN Scott  USA

1999   CAPPELLINI Guido  Itália

Vencedores GP Portugal / Algarve F1 (últimos 12 anos):

Ano    Piloto   Nacionalidade

2010    AL HAMELI Ahmed  UAE

2009 (Corrida 1)  AL HAMELI Ahmed  UAE

2009 (Corrida 2)  AL QAMZI Thani   UAE

2008    PRICE Jay   USA

2007    GILLMAN Scott  USA

2006    CAPPELLINI Guido  Itália

2005    CAPPELLINI Guido  Itália

2004    GILLMAN Scott  USA

2003    CAPPELLINI Guido  Itália

2002    CAPPELLINI Guido  Itália

2001    CAPPELLINI Guido  Itália

2000    CAPPELLINI Guido  Itália

1999    CAPPELLINI Guido  Itália

Calendário Campeonato do Mundo F1 2011:

Qatar/Doha   04-05 Março

Portugal/Portimão  21-22 Maio

Rússia/S. Petersburgo 02-03 Julho

Rússia/Kazan   16-17 Julho

Ucrânia/Kiev   30-31 Julho

China/Liuzhou   01-02 Outubro

China/Nanyang  08-09 Outubro

China/Haikou   05-06 Novembro

UAE/Abu Dhabi  08-09 Dezembro

UAE/Sharjah   15-16 Dezembro

Informação adicional:

Características F1

Casco

Tipo de Barco   Catamaran

Dimensões   5,5m x 1,5m

Peso   461-561 (piloto incluído)

Materiais

Cockpit de segurança com fibra compósita de carbono e kevlar

Flutuadores em contraplacado marítimo de madeira

Motor

Mercury

Cilindrada  2500cc / 350 cv

Combustível  Gasolina verde biodegradável

Velocidade  220 Km/h

Aceleração  0 aos 100 Km/h em 3,5 segundos

Relação de caixa / potência 350 Hp / 10500 rpm

Consumo   Aproximadamente 120 litros / hora

Power Trim: permite ao piloto regular o ângulo de ataque do motor relativamente ao painel da popa (casco). Quanto maior for esse ângulo, maior será a velocidade imprimida, uma vez que a proa do barco tende a subir e a não bater na água.

Power Lift: permite ao piloto levantar ou descer o motor, ou seja, afundar mais ou menos a hélice na água. Quanto mais funda estiver a hélice, mais lento será o avanço do barco.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *