Cultura, Póvoa de Varzim

Joana Leandro em À quarta (h)à conversa deste mês – P. Varzim

“Os passaportes internos em meados do séc. XIX” será o tema da iniciativa do Arquivo Municipal À quarta (h)à conversa do mês de Maio, que terá como convidada Joana Leandro.

Conforme adiantou a investigadora, a sua apresentação irá referir-se ao fenómeno da mobilidade dentro do território nacional, quer por parte de cidadãos nacionais, quer estrangeiros, no período entre 1858 e 1860.

Joana Leandro informou ainda que o estudo realizado foi feito a partir de documentação existente no Arquivo Municipal, em concreto, os passaportes.

A conferencista já esteve no Arquivo a apresentar um outro tema que tratou num trabalho de investigação realizado para tese de mestrado em História Regional e Local na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa sobre “Registos de entrada dos Expostos na Roda: contributos para a história social da Póvoa de Varzim”.

Sobre a sua motivação por temas da Póvoa de Varzim, Joana Leandro revelou que “sempre que possível foco os meus estudos na história local pois, na minha visão, é a história mais próxima de nós, a mais «palpável». O nosso Arquivo tem um fundo documental tão rico que merece ser mostrado. Para além disso, na investigação local há a satisfação de contribuir para a memória colectiva da nossa terra”.

A conversa terá lugar no dia 18, às 15h00, no Arquivo Municipal.

Sempre na terceira quarta-feira de cada mês, o Arquivo volta a convidar a comunidade a assistir a estas sessões e a conhecerem melhor o concelho da Póvoa de Varzim.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *