Cultura, Évora

Circuito Europeu de Música Tradicional em Évora

A Câmara Municipal de Évora apresenta na Praça do Sertório no próximo dia 14 de Maio, Sábado, pelas 22 horas, um concerto do Circuito Europeu de Música Tradicional, que contará com a actuação do Grupo Jackson’s Zaqq u Tanbur Folk de Birgu (Malta) e do Grupo Cantares de Évora.

O Grupo Jackson’s Zaqq u Tanbur Folk de Birgu (Malta) tem a sua origem nos grupos escoceses de gaita-de-foles, executa instrumentos tradicionais de Malta, e foi fundado em 1987. O Grupo Cantares de Évora foi fundado em 1979, com o objectivo de ser “espaço cultural” dedicado ao coral tradicional do Alentejo, sendo o seu repertório preenchido por “Modas Antigas” e mantendo toda a fidelidade ao cancioneiro tradicional.

O Circuito Europeu de Música Tradicional é uma iniciativa que integra o Projecto Oralidades que se traduz num encontro, através do qual se partilham linguagens, experiências musicais e artísticas dos diferentes parceiros.

O projecto Oralidades realiza-se ao abrigo do Programa Europeu Cultura 2007-2013 e envolve uma parceria internacional entre os Municípios de Évora, Idanha-a-Nova e Mértola (Portugal), Ourense (Espanha), Ravenna (Itália), Birgu (Malta) e Sliven (Bulgária), unidos num vasto programa de cooperação e intercâmbio cultural.

Com este projecto pretende-se valorizar o património cultural imaterial comum do território da Europa do Sul a partir das suas componentes identitárias, da sua memória e partilha.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *