Cultura, Santa Maria da Feira

Estudo arqueológico sobre Castro de Romariz apresentado no Dia Internacional dos Museus em Santa Maria da Feira

No Dia Internacional dos Museus, 18 de Maio, a Câmara Municipal de Santa Maria da Feira apresenta o livro “O Castro de Romariz – Estudo Arqueológico”, da autoria de Rui Centeno, pelas 18h00, no auditório do Museu Convento dos Lóios. A apresentação do autor estará a cargo de João Pedro Ribeiro, subdirector do IGESPAR. O encontro termina com uma degustação de sabores de Roma, que conta com a participação da Escola de Hotelaria de Santa Maria da Feira. 

Este estudo arqueológico apresenta os resultados de trinta anos de escavações no povoado castrejo de Romariz, concelho de Santa Maria da Feira. Classificado como imóvel de interesse público, este castro é um povoado fortificado com uma ocupação humana que remonta à última fase do Bronze Final (c. 900-700 a.C.) e que vai até ao século I d.C. É também o mais expressivo povoado castrejo da região de Entre Douro e Vouga e uma das principais referências históricas e turísticas do Concelho. 

Rui Centeno é professor da Faculdade de Letras da Universidade do Porto e acompanhou, juntamente com o seu colega Armando Coelho, as escavações no Castro de Romariz ao longo das últimas três décadas. 

Actividades nos três museus

O Museu do Papel Terras de Santa Maria, em Paços de Brandão, assinala o Dia Internacional dos Museus com a iniciativa “Museu e Memória – os objectos contam a tua história”, a realizar a 18 de Maio, em duas sessões: a primeira, das 10h00 às 11h00; a segunda, das 15h00 às 16h00. Já no dia 14 de Maio, o Museu do Papel realiza a sétima edição do Turno da Noite, entre as 22h00 e as 03h00 da manhã, evento integrado no projecto europeu “La Nuit Européene des Musées”.  

Por sua vez, o Museu do Santa Maria de Lamas comemora a efeméride com a realização de oficinas, exposições e visitas alusivas à temática escolhida para as comemorações deste ano – “Museus e Memória”.  

Refira-se que, nos três museus concelhios, a entrada é gratuita no dia 18 de Maio.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *