Alcoutim, Cultura

Noite de Poesia com Manuel Madeira na Casa dos Condes em Alcoutim

Decorreu na passada sexta-feira, dia 06 de maio, na Casa dos Condes em Alcoutim, a apresentação do livro “Simbiose Telúrica dos Fragmentos do Ser, Reflexos e Reflexões Poéticas”, de Manuel Madeira.
A iniciativa, da Associação ATAS (Associação Transfronteiriça Alcoutim-Sanlúcar) e com o apoio da Câmara Municipal de Alcoutim, contou com a apresentação de Carlos Brito, ex-deputado comunista, e da Dra. Maria Luísa Francisco, professora universitária e investigadora em Sociologia Rural.
Manuel Madeira vive em Olhão mas tem uma moradia na povoação de Penteadeiros, concelho de Alcoutim, onde se refugia muitas vezes para se inspirar e escrever. “Um nosso vizinho”, afirmava Carlos Brito quando apresentava o poeta como um “cidadão ilustre e invulgar” e “um militante da cultura”, referindo-se aos tempos de luta contra a ditadura salazarista, em que se conheceram. Conhecido o poeta, a Dra. Maria Luísa seguiu com uma apresentação da obra, garantindo que era um “livro cheio de vida”, de um “homem de grande intensidade”. “Poeta dos afetos”, continuou, a sua obra “é densa e intensa e, ao mesmo tempo, um desafio ao leitor”. “É um livro de contemplação e cheio de vida, repleto de vivências fortes, sente-se que o poeta vive com grande intensidade, e coloca esse fulgor na génese de cada palavra e em cada palavra põe o mundo, retrata a humanidade”, afirmou a investigadora.
Lidos alguns poemas marcantes e muitos inspirados no rio de Alcoutim, Manuel Madeira, bastante emocionado, agradeceu a todos pela presença e assinou alguns livros, encerrando este serão cultural.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *