Cultura, Póvoa de Varzim

Musical “Aladino” por alunos do 1º Ciclo – P. Varzim

Centenas de alunos das escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico irão subir ao palco do Auditório Municipal para interpretarem o musical “Aladino”. As actuações terão lugar nos dias 16, 17 e 18 de Maio, às 19h00.
Organizada pela Associação Pró-Música da Póvoa de Varzim, a iniciativa terá a participação de crianças que frequentam as Actividades de Enriquecimento Curricular (AEC) de Música em escolas dos Agrupamentos Dr. Flávio Gonçalves; Aver-o-Mar; Rates e Cego do Maio.
Quer seja encarnando uma das personagens do musical, quer seja fazendo parte do coro, as crianças vão certamente viver dias inesquecíveis, enriquecidos ainda com a presença da Orquestra de Sopros da Escola de Música da Póvoa de Varzim.
Mas mais do que proporcionar aos alunos momentos de lazer em palco, esta iniciativa, que conta com a participação de todos os professores de música que leccionam nas AEC, pretende desenvolver nos alunos as competências no campo da audição, interpretação e criação de obras musicais que interliguem música, movimento, drama, para além da componente de identidade sócio-cultural, inerente na obra. A representação deste musical tem como objectivos desenvolver a criatividade da criança através de experiências diversificadas, promover um ambiente educativo de conhecimento e respeito pelo outro, articular o ensino da música com outras áreas de saber artístico, cientifico, humanístico e tecnológico.
Aladino é o herói de um célebre conto árabe constante de As Mil e Uma Noites. Aladino é um jovem astuto que descobre uma lâmpada de onde saem génios dispostos a satisfazer os desejos do seu possuidor. Aladino aparece, assim, como um felizardo que é capaz de obter tudo aquilo de que necessita sem o mínimo esforço. Esta personagem, porém, não é propriamente o símbolo optimista de um destino sem privações, mas sim uma individualidade exótica: os árabes conceberam-na como sendo um chinês, o que cria uma distância entre o narrador da história e o seu destinatário. Ao longo do tempo, a figura de Aladino foi retomada em obras de diversos tipos – romances, dramas, filmes, cinema de animação.
Esta história está repleta de um colorido cenário e preenchida de música. A música original é de Alan Menken, com arranjos de Paulo Veiga, director da Orquestra de Sopros. O texto original é de Howard Ashman e Tim Rice, com tradução e arranjos do grupo de professores de música das AEC.
O evento conta ainda com a coordenação de Paulo Sousa e a participação de João Pontes (Pianista).

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *