Cultura, Santa Maria da Feira

Obra de Saramago adaptada para teatro de rua – Santa Maria da Feira

Pela primeira vez em Portugal, a convite do Imaginarius, a companhia polaca KTO Theater vai estrear o espectáculo THE BLIND, baseado na obra “Ensaio Sobre a Cegueira”, de José Saramago, na 11ª edição do Festival Internacional de Teatro de Rua de Santa Maria da Feira. O espectáculo será apresentado nos três dias do Festival, de 19 a 21 de Maio.  

Adaptação de uma das obras mais emblemáticas de José Saramago, THE BLIND vai proporcionar ao público uma viagem pelos episódios mais marcantes de “Ensaio Sobre a Cegueira”. Sem palavras, mas com expressões fortes, sons e música, o espectáculo, para maiores de 16 anos, terá como palco a Alameda do Tribunal e será apresentado às 23h30 (19 e 20 de Maio) e 22h45 (21 de Maio). Curiosamente, THE BLIND estreou na Polónia a 18 de Junho de 2010, dia em que o Nobel da Literatura português morreu. 

Na linha de edições anteriores do Festival, os portugueses Circolando apresentam neste Festival o seu último espectáculo de sala, agora adaptado para a rua. MANSARDA, que estreou no Teatro Carlos Alberto, no Porto, e encerra a trilogia “Poética da Casa”, será apresentado pela primeira vez neste novo formato no Imaginarius, no Largo do Rossio, dias 19, 20 e 21 de Maio, sempre às 21h30 (lotação limitada). 

O Castelo de Santa Maria da Feira será palco de uma criação artística local, que promete surpreender e envolver o público nos três dias do Imaginarius. Música, dança e arte digital. Paz e caos. DISTORCTION é uma co-produção Banda Sinfónica de Jovens de Santa Maria da Feira / companhia All About Dance para esta edição. De forma estilizada, o espectáculo aborda os conceitos de perversão social, sexualidade, terror e magnificência. De 19 a 21 de Maio, sempre às 22h00, na praça de armas do Castelo (lotação limitada). Para maiores de 12 anos. 

Os italianos Percussioni Dadadang trazem a Santa Maria da Feira PARATA – FASE IV [AS CORES DO RITMO], que em cada dia do Festival introduz novos elementos, humanos e artísticos, contando com a participação de crianças e jovens de escolas de Santa Maria da Feira. Performance itinerante, este espectáculo representa um ritual baseado em coreografias dominadas pelo gesto e pelo ritmo (dias 19 e 20 de Maio, às 22h45, Rossio » Tribunal; dia 21, às 23h45, Piscinas » Rossio).  

Da Austrália chega o trio The Dirty Brothers, que vai apresentar THE DARK PARTY, fusão completamente nova de acrobacias e comédia contemporânea. Espadas, pistolas de agrafar, serrotes, ferramentas eléctricas e baterias de carro são apenas alguns dos adereços que utilizam. Espectáculo para maiores de 16 anos. De 19 a 21 de Maio, sempre às 22h00, no Largo Gaspar Moreira.  

O Imaginarius encerra com um espectáculo aéreo, pela companhia belga Theater Tol. CORAZÓN DE ANGELES vai transportar o público para temas como alegria e leveza, numa performance centrada num casamento, onde interagem os noivos, músicos e criaturas de contos de fadas, assim como o público. Dia 21 de Maio, às 00h15, na envolvente das piscinas municipais.  

Ainda no sábado, dia 21 de Maio, mas à tarde, pelas 17h00, realiza-se a segunda conferência internacional “CRIAÇÃO ARTÍSTICA PARA O ESPAÇO PÚBLICO”, no auditório da Biblioteca Municipal, que encerra com a estreia da curta-metragem ENTRADO, realizada por Paula Preto, com produção PELE- Espaço de Contacto Social e Cultural. 

Paralelamente à programação do Imaginarius, o Mais Imaginarius apresenta 17 projectos de artistas e criadores emergentes de Portugal, Espanha, França, Itália, Chile e Coreia do Sul.  

O Imaginarius – Festival Internacional de Teatro de Rua é organizado pela Câmara Municipal de Santa Maria da Feira e empresa municipal Feira Viva, com direcção artística do CCTAR – Centro de Criação para o Teatro e Artes de Rua. Informações e programa em www.imaginarius.pt.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *