Amadora, Cultura

Exposição Paisagens da Memória na Galeria Municipal Artur Bual na Amadora

Inaugura no próximo dia 19 de Maio, pelas 21.30h na Galeria Municipal Artur Bual a exposição de pintura, gravura e cerâmica “Paisagens da Memória” de Luís Rodrigues, pintor praticamente desconhecido em Portugal, contrariamente ao que acontece estrangeiro. As suas obras poderiam competir com grandes nomes do expressionismo abstracto americano. Cores fortes, linhas violentas, motivos bucólicos levados ao extremo das impressões. Um manifesto contemporâneo de um pintor que deixou Portugal há quarenta anos para Paris e expor um pouco por todo o mundo.

“Digamos que eu tenho tido uma notoriedade maior no estrangeiro do que em Portugal. Quando se está fora é preciso dar mais provas”. (Luís Rodigues)

«Como fazer pintura informal “tachiste”, reestruturada a partir da percepção visual da natureza? E, antes de mais, porque privilegiar a natureza como devendo ser um começo contrariamente á explosão plástica subjectiva do instinto tal como a concebam os “tachistes” dos anos 1950, fora de toda a relação com a realidade? E se regressarmos à natureza, que diferença fazer no acto criativo e no seu resultado com os figurativos?

Reside aí precisamente a problemática que se coloca constantemente a Luís Rodrigues, e que nós nos colocamos com ele, não por gostarmos do que ele faz – isso é dado adquirido mas para o compreender – é melhor.» (Robert Estivals)

Autor: Nasceu em Torres Novas em 1948. / Estudos técnicos em Portugal. / Em 1967 deixa Torres Novas para Paris. / Acaba os seus estudos em Orléans e Poitiers./ Professor de artes plásticas na escola de Savigny/Orge de 1990 à 2008. / Depois de 1967, frequenta assiduamente o museu do Louvre descobre Rembrandt, Chardin e Goya./ Viaja em Madride, Amesterdão, Florença, Veneza.

Vive e trabalha na região  de Paris e na Borgonha. Ateliers que frequentou: 1969/1970- Frequentou o atelier Rivel; 1974- Encontra os pintores Robert Le Guinio e Marcel Roussi; 1974 /1980 -Primeiras exposições Nacionais et internacionais. Numerosos prémios e distinções internacionais. Depois de 1970, participou a mais de 160 exposições colectivas e bienais e mais de 50 exposições individuais em toda a Europa.

Exposição patente de 19 de Maio a 26 de Junho 2011

Entrada livre

Galeria Municipal Artur Bual

Av. Movimento das Forças Armadas, 1 – 2700-961 Amadora (Paços do Concelho)

Terça a Sexta-feira – das 10.00h às 12.30h e das 14.00h às 18.00h

Sábados, Domingos e Feriados – 15.00h – 18.00h

Encerra às Segundas-Feiras

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *