Castro Marim, Sociedade

Associação de Bem-Estar Social da Freguesia do Azinhal constrói Unidade de Cuidados Continuados – Castro Marim

A Associação de Bem-Estar Social da Freguesia do Azinhal (ABESFA) iniciou a construção da Unidade de Cuidados Continuados de Longa Duração naquela aldeia do Nordeste Algarvio, num investimento de um milhão e oitocentos mil euros, sendo que 59% do investimento total será financiado pela Câmara Municipal de Castro Marim e os restantes 41% pelo Programa Modelar do Ministério da Saúde, cujo prazo de execução é de 18 meses.

Trata-se de um projecto de âmbito regional, da autoria do Arquitecto José Alberto Alegria, que está a ser desenvolvido num terreno anexo ao Centro Multiusos do Azinhal, com uma área de quase 9.000 m2, cedido pela Autarquia. A Unidade de Cuidados Continuados de Longa Duração prevê a existência de espaços de convívio e dois pátios de influência arquitectónica mediterrânica, nos quais vão ser construídas três alas de quartos: dez quartos individuais de internamento, dez quartos duplos de internamento, um quarto individual de isolamento e um quarto de pessoal de serviço.

O piso inferior do edifício é composto por uma zona de serviços, designadamente a cozinha, refeitório, lavandaria, instalações sanitárias e instalações técnicas.

Para a Associação de Bem-Estar Social da Freguesia do Azinhal, o equipamento que está  a ser construído pela empresa Ramos e Catarino, S.A representa um marco na qualidade e na excelência da prestação de cuidados de saúde no concelho de Castro Marim e no Algarve, nomeadamente, ao nível do internamento, conferindo a dignidade e o respeito que os idosos devem merecer por parte de todos aqueles que têm responsabilidades em política social.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *