Santa Maria da Feira

Visitas guiadas à luz de candeias e ao som de música clássica tocada ao vivo em Santa Maria da Feira

No dia 14 de Maio, sábado, realiza-se a sétima edição do TURNO DA NOITE, no Museu do Papel, em Paços de Brandão, Santa Maria da Feira. Um evento festivo e único, integrado no projecto europeu “La Nuit Européenne des Musées”, que vai decorrer entre as 22h00 e as 03h00 da manhã.

O TURNO DA NOITE de 2011 proporcionará uma visita nocturna aos espaços do museu, antiga fábrica de papel onde o trabalho se organizava por turnos, e onde o silêncio da noite era preenchido por diferentes sons resultantes da “arte de fazer papel”. Com a presença de elementos da Orquestra e Banda Sinfónica de Jovens de Santa Maria da Feira, nessa noite, o visitante será surpreendido por uma outra arte: a de fazer música no papel.

O Museu do Papel participa neste projecto europeu desde a sua primeira edição, tendo em 2005 respondido ao convite do Ministério da Cultura e Comunicação de França para a realização de uma actividade nocturna nos museus europeus, destinada a um público jovem, com o objectivo de promover uma maior aproximação dos jovens aos museus. Este objectivo foi plenamente conseguido com o TURNO DA NOITE, já que a adesão de público jovem e o seu envolvimento neste evento superaram todas as expectativas.

Tradicional visita à luz de candeias

Foram várias as temáticas propostas durante as seis edições do TURNO DA NOITE, desde música jazz e blues, passando pela dança contemporânea e hip-hop, apresentações de teatro de rua e performances de dj’s. Mas, independentemente da temática desenvolvida, manteve-se a tradicional visita guiada, à luz de candeias, face à adesão de um público sempre desejoso de rever os antigos espaços de fabrico de papel, onde os operários trabalhavam por turnos, e onde o turno da noite era particularmente duro, pela falta de iluminação eléctrica.

Nessa noite, os espaços do museu deixam de ser ocupados somente pelas memórias de um trabalho passado, para serem vividos de uma forma única por um público que partilha uma nova memória, e que deseja voltar.

Público-alvo: a partir dos 16 anos

Informações: tel. 22 744 29 47

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *