Palmela, Tecnologia

Fotógrafos de todo o mundo reunidos para discutir tecnologia 360º em Palmela

Entre 1 e 5 de Junho, a vila de Palmela é palco do Festival Internacional de Fotografia Panorâmica, numa organização da IVRPA – International VR Photography Association com a Câmara Municipal de Palmela. Realizada, pela primeira vez, na Europa, esta edição do Festival irá reunir mais de uma centena de fotógrafos de todo o mundo, para debater as potencialidades da fotografia panorâmica e conhecer as principais novidades tecnológicas nesta área.

 

O programa é diversificado e, além da conferência, integra uma série de eventos que pretendem aproximar o público desta forma de expressão artística, com destaque para várias exposições, distribuídas pelo Centro Histórico de Palmela e patentes durante todo o verão. De sublinhar, também, o Safari Fotográfico pela Arrábida e a presença de vários expositores internacionais no Cine-Teatro S. João, para demonstração e venda de material fotográfico.

 

O Festival Internacional de Fotografia Panorâmica é precedido pela realização, a 31 de Maio, de um Programa Educativo (com inscrição própria), composto por workshops práticos, de nível básico ou avançado, coordenados pelos fotógrafos Pat Swovelin (Los Angeles) e Keith Martin (Londres). Trata-se de uma oportunidade única para contactar com a fotografia panorâmica ou aprofundar conhecimentos com dois dos maiores especialistas mundiais.

Programa de Exposições:

World Wide Streetviews | Curador: Jürgen Schrader (Alemanha)

Patente no comércio tradicional de Palmela, entre Junho e Agosto

O objectivo desta exposição é mostrar a visão abrangente da fotografia panorâmica, através de imagens do dia-a-dia de outros locais do mundo.

Our Worlds | Curador: Sam Rohn (EUA)

Patente no Foyer do Cine-Teatro S. João entre Junho e Agosto

Colecção de pequenos “planetas”, captados por fotógrafos de todo o mundo, constituindo uma mostra invulgar de locais de rara beleza ou de construções arquitectónicas excepcionais.

 

Panorama Borealis | Curador: G. Donald Bain (EUA)

Patente na Biblioteca Municipal de Palmela entre Junho e Agosto

Aventura, contada na primeira pessoa, de uma viagem pelo norte do continente americano, entre o Alaska e o Canadá

Masters of Contemporary Panoramic Photography | Curador: G. Donald Bain (EUA)

Patente na Igreja de Santiago, Castelo de Palmela, entre Junho e Agosto

Homenagem a alguns dos fotógrafos que mais contribuíram para a divulgação e arte da fotografia panorâmica.

 

Vanishing Worlds | Curador: Omer Calev (Israel)

Patente na Casa-Mãe da Rota de Vinhos, Largo de S. João, Palmela, entre Junho e Agosto

Exposição documental de fotografia panorâmica, apresenta pessoas, profissões e locais que, no passado, fizeram parte do quotidiano das cidades, mas que estão, gradualmente, a desaparecer.

 

New York, New York | Curador: Joergen Geerds (EUA)

Patente na Pousada de Palmela, entre Junho e Agosto

As fotografias de Geerds, na sua perspectiva nocturna, abrangente e alargada, iluminam os ex-libris da cidade, mostrando Nova Iorque no seu esplendor.

 

Gigapixel Challenge | Curador: Carlos Chegado (Portugal)

Patente no Largo de S. João, Palmela, entre Junho e Agosto

A organização desafiou todos os fotógrafos a apresentarem a concurso fotografias panorâmicas com dimensão Gigapixel, para escolher o melhor Gigapixel 2011. A fotografia Gigapixel consiste na captação de centenas ou milhares de fotografias individuais e na sua junção perfeita, de modo a originar uma só imagem com mais de um milhão de pixéis. A imagem escolhida será impressa no formato 22 x 2,2 metros e ficará exposta no Largo de S. João, em Palmela.

 

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *