Cultura, Porto de Mós

Exposição Nacional do Trajo ao Vivo – Porto de Mós

A Federação do Folclore Português, com o patrocínio da Câmara Municipal de Porto de Mós e a colaboração dos grupos de folclore das Pedreiras, Luz dos Candeeiros, Cabeça Veada e Mira de Aire, irá promover no dia 14 de Maio de 2011, às 21.30 horas, no Parque Verde, em Porto de Mós a XVI EXPOSICÃO NACIONAL DO TRAJO AO VIVO.
Esta Exposição Nacional tem como finalidade mostrar, duma forma pedagógica e educativa, a maneira de trajar do Povo Português nos finais do século XIX e princípios do século XX.
Depois de ter constituído assinalável êxito, nas 15 autarquias por onde passou, este ano Porto de Mós será palco desta grande mostra do Património Cultural e Etnográfico de Portugal. A música, a festa e os trajos envergados com orgulho por 600 figurantes de todo o País serão razão para que a população do Concelho de Porto de Mós e do País vivenciem a recordação impar do trajo na função e nas diversas variantes que o mesmo tomava nas variadas regiões do País.
Com um formato renovado, utilizando a moderna passerelle os trajos desfilarão nos corpos dos homens e mulheres, desde o trabalho da montanha, ao trabalho no campo, no rio ou no mar, desde o domingo, à feira, à romaria e ao casamento.
O público poderá apreciar estes pedaços de história, da Cultura Tradicional Portuguesa, que passeará na passerelle, numa simbiose de tradição, cor, muita alegria e identidade, podendo assim alargar os seus conhecimentos sobre um período da história do Povo do nosso país.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *