Cultura, Estremoz

Homenagem ao Professor António Telmo em Estremoz

O Município de Estremoz presta homenagem à figura singular de António Telmo, no próximo dia 7 de Maio, pelas 16h, na Biblioteca Municipal, com a presença do Dr. Pedro Sinde, Dr. António Simões e pelo escritor João Fortio.

António Telmo um dos mais originais filósofos do nosso tempo, conjugou tradições como a filosofia aristotélica, a filosofia hebraica, a língua portuguesa e o pensamento poético, a noção de firmamento e o culto dos heróis. Na sua obra propôs uma nova visão da História de Portugal, ligada à Ordem do Templo e à Ordem de Cristo, aliando a interpretação do Mosteiro dos Jerónimos a uma nova leitura do pensamento de Luís de Camões.

Aos 23 anos integrou o grupo Filosofia Portuguesa depois de ter tido contacto com José Marinho e Álvaro Ribeiro. A convite de Agostinho da Silva e de Eudoro de Sousa, foi professor de Literatura Portuguesa durante três anos, na Universidade de Brasília. Leccionou ainda em Granada e, de regresso a Portugal, foi director da Biblioteca de Sesimbra, onde residiu, e posteriormente radicou-se em Estremoz, onde foi professor de Língua Portuguesa.

Foi membro do MIL (Movimento Internacional Lusófono), colaborou na revista Nova Águia, e entre as suas obras mais emblemáticas destacam-se História Secreta de Portugal, o Segredo d’Os Lusíadas, o Desembarque dos Maniqueus na Ilha de Camões, Gramática Secreta de Portugal, Filosofia e Kababalah, Contos em perfeita união com o pintor Armando Alves.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *