Mangualde, Sociedade

Gabinete de Apoio ao Agricultor de Mangualde comemora 1º aniversário – Mangualde

No próximo dia 12 de Maio, o Gabinete de Apoio ao Agricultor de Mangualde comemora o seu primeiro aniversário. De forma a assinalar o trabalho desenvolvido pelo Gabinete, a Câmara Municipal de Mangualde, numa organização conjunta com os Serviços Regionais da Agricultura de Viseu, promove a Sessão Pública «Agricultura, que futuro». O evento tem lugar no auditório da Biblioteca Municipal Dr. Alexandre Alves, entre as 14h30 e 17h30, e conta com a presença de Rui Barreiro, Secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, e do Presidente da Câmara Municipal de Mangualde, João Azevedo.

 

Projectos de investimento no âmbito do PRODER, regulação das explorações agropecuárias, declaração de existências, condicionalidade, subsídios agrícolas e projectos de investimento na área florestal com participação das entidades protocoladas são algumas das temáticas abordadas durante a sessão, que incidirá, também, sobre outros assuntos de interesse do agricultor.

 

É de salientar que, o primeiro ano de laboração do Gabinete de Apoio ao Agricultor apresenta um balanço muito positivo. Cerca de 2 500 ocorrências chegaram ao Gabinete, oriundas de agricultores de todo o concelho que praticam diferentes tipos de actividade. No Concelho de Mangualde podemos destacar geograficamente dois grandes tipos de actividades agrícolas: a sul do concelho predomina a viticultura e a fruticultura e a norte o pastoreio e a floresta.

 

Já no topo das preocupações dos agricultores estão questões relacionadas com os Subsídios Agrícolas, totalizando 60% das ocorrências recebidas pelo Gabinete. O IB (que representa cerca de 20%), a Declaração de Existências (10%) a Emissão de Guias (5%) e a Correcção do Parcelário no terreno (5%) são mais alguns temas com procura neste Gabinete. A nível das freguesias continuam a ser a freguesia de Santiago de Cassurrães (17%), a freguesia de Mangualde (14%) e a freguesia de Chãs de Tavares (11%) que mais recorrem a estes serviços.

 

É de referir que, o Gabinete de Apoio ao Agricultor, que funciona na Câmara Municipal, pretende ser uma mais-valia para os agricultores do concelho, prestando auxílio quer na forma de tratar os animais quer na análise dos terrenos agrícolas a um custo muito reduzido. Os agricultores para serem beneficiados com o trabalho dos técnicos deste gabinete apenas têm de estabelecer um contacto e recebem de seguida os técnicos na sua propriedade agro-pecuária a custos meramente sociais. Para além disso, o Gabinete promove cursos de formação que melhor qualificam os agricultores. Durante este ano de exercício, já foram realizados dois cursos de fitossanidade que envolveram cerca de 30 agricultores com idade até aos 53 anos. De forma a ir de encontro às necessidades de todos, já se encontram abertas as inscrições para o próximo curso de fitossanidade, e já se encontra em preparação um curso de operadores de máquinas agrícolas.

 

 

Horário de Funcionamento do Gabinete de Apoio ao Agricultor

De segunda a sexta-feira, das 09h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h00, nas instalações da Câmara Municipal de Mangualde. Sendo que um técnico do Ministério de Agricultura está presente todas as segundas e terças-feiras.

 

Contactos:

agricultura@cmmangualde.pt

Telefone: 232 619880

 

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *