Lousã, Sociedade

Bolo de São João e jogos florais/quadras sanjoaninas nos 100 anos da feira anual de São João na Lousã

A Câmara Municipal da Lousã, no âmbito da Feira Anual de São João, que se realizará de 23 a 26 de Junho, lançou dois concursos que têm como objectivo assinalar os 100 anos e reactivar iniciativas já realizadas anteriormente.

Assim, junto das Pastelarias e empresas de panificação locais, foi lançado o desafio para a realização de um concurso para a criação de dois doces, um de pastelaria fina / bolo seco / biscoito e um outro sob a forma de bolo, que sejam uma referência gastronómica do Concelho.

O concurso pretende, por um lado, reflectir o que era a economia local dos tempos antigos, em que os produtos tinham uma maior durabilidade, e, por outro lado, permitir que os visitantes os possam levar para os seus locais de origem, oferecendo uma experiência gastronómica diferente a quem os degustar.

O Júri deste concurso será constituído por um Representante das seguintes entidades: Câmara Municipal da Lousã, ACIC, Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra, Entidade Regional de Turismo do Centro, Federação Portuguesa das Confrarias Gastronómicas; AHRESP (Ass. de Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal) e Associação do Comércio e da Indústria de Panificação, Pastelaria e Similares.

A avaliação do júri incidirá sobre os seguintes itens: Apresentação – 30%, Degustação – 45%, Originalidade – 15% e Outros – 10%

Os produtos vencedores serão objecto de apresentação pública em data a definir, no âmbito do Programa das Comemorações do Centenário do Feriado Municipal de S. João.

No que respeita aos Jogos Florais / Quadras Sanjoaninas, os trabalhos devem inspirar-se nas tradições populares do S. João e devem utilizar, pelo menos, duas das seguintes palavras ou designações: cravos, manjericos, rosmaninho, alecrim, balões, Ermidas, Castelo, Lousã, Serra da Lousã, Trevim e Senhora da Piedade.

O Júri deste concurso será constituído por 3 elementos considerados idóneos e com formação específica e a apresentação dos trabalhos deverá ser efectuada até ao dia 20 de Maio.

Os regulamentos dos dois concursos estão disponíveis para consulta na página da autarquia: www.cm-lousa.pt.

Segundo o Vice-Presidente, Luís Antunes, “ sendo a Feira de São João um evento de forte cariz popular, faz todo o sentido que a Autarquia lance estes concursos que levarão ao envolvimento popular e empresarial. A criação do Bolo e Pastel de São João, será mais uma forma de promoção do nosso concelho, dos seus produtos endógenos e do “saber fazer”, típico dos lousanenses”.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *