Cultura, Trofa

Trofa promove VII Edição do Encontro de Literatura Infanto-Juvenil de 7 a 14 de maio na Casa da Cultura

A Câmara Municipal da Trofa está já a ultimar os preparativos para a edição 2011 do Encontro Lusófono de Literatura Infanto-Juvenil, que decorre de 7 a 14 de maio na Casa da Cultura da Trofa.

Durante uma semana, a Trofa será palco deste grande encontro que reúne num só espaço escritores e ilustradores lusófonos, onde a língua portuguesa será rainha. A Casa da Cultura receberá também exposições, encontros com escritores e as escolas, concertos, palestras, formações e a XI Feira do Livro da Trofa.

Este ano, pelo Encontro Lusófono de Literatura Infanto-Juvenil passarão os escritores e ilustradores Adélia Carvalho, Álvaro Magalhães, Ana Justo, Ana Luísa Amaral, Francisco Duarte Mangas, Hélder Reis, João Manuel Ribeiro, José Fanha, José Vaz, Juva Batella, Luís Silva, Márcia Trabulo, Mário João Alves, Nuno Higino, Octaviano Correia e Susana Azevedo.

O VII Encontro Lusófono de Literatura Infanto-Juvenil tem inauguração marcada para o dia 7 de maio, pelas 21h30 na Casa da Cultura da Trofa. A edição deste ano começa com o Concerto “Private 2(oo)1 – Tempo de bichos: as 70 vidas do poeta Arménio Vieira” por Mito Elias & Majina Trio.

Após o concerto decorrerá o lançamento do livro “Amílcar, o consertador de búzios calados”, conto vencedor do Concurso Lusófono da Trofa – Conto Infantil – Prémio Matilde Rosa Araújo e a entrega do Prémio “Melhores leitores da biblioteca da Casa da Cultura da Trofa 2010”. Com a abertura da edição deste ano do Encontro serão também inauguradas as exposições “Seis Búzios Calados”, dos alunos do curso de Artes Visuais da Escola Secundária da Trofa, “Artesanato de S. Tomé e Príncipe” cedida pelo Consulado da R.D. de S. Tomé e Príncipe e a exposição de ilustração do livro “Amílcar, o consertador de búzio calados” de Ana Justo.

A edição do Encontro Lusófono, deste ano, propõe novas ações de formação e palestras, nomeadamente, a palestra “Eugénio de Andrade e os poetas contemporâneos” por António Oliveira, às 19h00, no dia 10 de maio, a formação “Da literatura Oral tradicional à Literatura Infanto-Juvenil”, por Carlos Nogueira, das 17h00 às 20h00 e ainda a formação “Oficina de escrita criativa” a cargo de José Fanha, no dia 14 de maio das 9h30 às 13h00.

A animação das noites ao longo de todo o Encontro Lusófono ficará a cargo dos agrupamentos escolares do Concelho. A edição do VII Encontro Lusófono de Literatura Infanto-Juvenil chega ao fim no dia 14 de maio, pelas 21h30, com um concerto protagonizado pelo Coro da Misericórdia de Santo Tirso e pelo grupo Coral da Associação dos Portos do Douro e Leixões, intitulado Paisagens Lusófonas.

XI Feira do Livro da Trofa
Em simultâneo com o VII Encontro Lusófono de Literatura Infanto-Juvenil, a Casa da Cultura da Trofa recebe também a XI edição da feira do Livro da Trofa que decorrerá de 7 a 14 de maio.
Os jardins da Casa da Cultura abrem assim, as suas portas a mais uma edição da feira do livro, onde todos os visitantes poderão ficar a par de todas as novidades da literatura infantojuvenil e, simultaneamente conviver com os escritores e ilustradores que marcarão presença na edição 2011 do Encontro Lusófono.

Alto Patrocínio do Presidente da República
O VII Encontro Lusófono de Literatura Infanto-Juvenil conta com o Alto Patrocínio de Sua Excelência O Presidente da República, com o apoio do Consulado da República Democrática de S. Tomé e Príncipe no Porto e com o patrocínio da Delta, da Fundação Manuel António Mota e do Grupo Filinto Mota.
De recordar que a Autarquia Trofense procura desenvolver, com esta iniciativa âncora do programa cultural anual, o intercâmbio entre os países de língua oficial portuguesa, valorizando a cultura lusófona.

CASA DA CULTURA DA TROFA
Avenida D. Diogo Mourato
Lagoa – Santiago de Bougado
4785-580 Trofa
Telefone | 252 400 090
e-mail | cct@mun-trofa.pt

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *