Cultura, Odivelas

III Bienal de Culturas Lusófonas já começou – Odivelas

Teve início no dia 02 de Maio, no Centro de Exposições de Odivelas, a III Bienal de Culturas Lusófonas do Concelho de Odivelas. Trata-se de uma iniciativa promovida pela Câmara Municipal de Odivelas, em parceria com o Centro Cultural Malaposta, e que conta com o Alto Patrocínio de Sua Excelência a Ministra da Cultura, Gabriela Canavilhas, e da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), representada pelo Secretário Executivo, Domingos Pereira. A Comissão de Honra de Excelência é presidida por Maria Barroso Soares.

 

Assumindo o papel de anfitriã do evento, a Presidente da Câmara Municipal de Odivelas sublinhou ser “um privilégio ver o Centro de Exposições de Odivelas cheio de cores e gentes”, salientando ainda que “a minha pátria, a nossa pátria é a língua portuguesa”. Para Susana Amador, esta iniciativa que se prolonga até dia 29 de Maio, traduz-se em muitos “dias intensos, em que todo o mundo da Lusofonia caberá neste jovem Concelho de Odivelas. Um Concelho onde vivem milhares de cidadãos oriundos de todas as partes da Lusofonia, um concelho multicultural e inclusivo, que conta com todos os que escolheram aqui habitar e trabalhar. Um Concelho em que todos contam e que se impõe como uma Terra de Igualdade de Oportunidades, nas mais diversas áreas”.

 

Ainda no decorrer desta cerimónia, foram inauguradas as exposições “Sonhar Malangatana” – patente até 18 de Setembro na Sala António Lino do Centro de Exposições – e a Mostra Colectiva de Artes Plásticas – patente até 5 de Junho no Centro de Exposições de Odivelas e no Centro Cultural Malaposta. Foram, ainda, descerradas duas placas de homenagem a Malangatana e a Lauro Moreira, o antigo Embaixador do Brasil junto da CPLP.

 

As muitas dezenas de pessoas presentes tiveram, ainda, a oportunidade de assistir a um momento musical proporcionado pelo saxofonista OTIS.

 

Em Maio, Odivelas é Capital da Lusofonia!

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *