Castro Marim, Sociedade

4ª Feira Terra de Maio no Azinhal – 13 a 15 de Maio – Castro Marim

Sob o lema “porque a terra tem os seus ciclos, os segredos e a sua sabedoria”, a Câmara Municipal de Castro Marim e a Junta de Freguesia do Azinhal realizam a 4ª edição da Terra de Maio.

A Feira “Terra de Maio”, no Azinhal, tem como objectivo a promoção e o incremento dos produtos tradicionais de qualidade, dos saberes que a memória ainda guarda, da gastronomia, dos vinhos do Algarve, do sal de Castro Marim, da Cabra de Raça Algarvia, do folclore e da música popular portuguesa.

Sexta-feira, dia 13, marca o início do certame com abertura prevista para as 17.00 horas. Uma hora e meia depois, a Banda Musical Castromarinense fará uma arruada pelo recinto da feira.

Às 18.45 horas, é inaugurada a exposição “ReCria a Cabra”, uma das novidades da 4ª edição da Terra de Maio. Esta exposição consistiu num desafio à criatividade e ao talento dos jovens da região que, a partir de um molde da Cabra de Raça Algarvia, na sala de aula, pintaram e recriaram motivos que definem esta espécie de mamífero ruminante tão característico do Nordeste Algarvio.

Outro dos pontos fortes da feira, que já está a suscitar muitas expectativas, será a abertura da Grande Mostra de Vinhos do Algarve que inclui uma prova de vinhos da Quinta dos vales de Lagoa, seguindo-se, às 19.15, horas o Laboratório de Gostos da Qualifica e Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve, onde será feita a apresentação e degustação de produtos tradicionais.

A encerrar o primeiro dos três dias da Terra de Maio, vai estar a boa música popular portuguesa, com os acordes da “Orquestra Chave D’Ouro”.

No segundo dia, esta magnifica montra de produtos da Terra estará recheada de muitas actividades tais como o Workshop de Gastronomia e Fotografia, o Seminário “A Vinha e o Vinho – O Caso do Sotavento Algarvio da Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Algarve, a apresentação do Projecto Operação de Charme – Sal de Castro Marim, a Mostra de Pratos Típicos e Degustação de Atum pela Confraria do Atum de Vila Real de Santo António e a grande Operação de Marketing, Live Cooking com o Chef Chakall, seguida de uma Sessão de Autógrafos do livro “Portugal Revisitado”, que é já um sucesso literário.

A fechar um dia de grandes músicas, haverá um concerto com o Grupo “Flor-de-Lis”, vencedor do Festival da Canção de 2010.

Domingo, dia 15 de Maio, o último dia, da 4ª edição da Terra de Maio começa às 10.00 horas, com o Seminário “Marketing Criativo na Promoção dos Produtos Tradicionais” pela Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Algarve.

Entre as 10.30 e as 18.00 horas decorre a 1ª Corrida de Galgos a contar para o Campeonato Nacional pela Associação de Galgueiros do Sul.

À 13.00 horas terá lugar a entrega de prémios do Concurso Cabra de Raça Algarvia, organizado pela Associação Nacional de Criadores de Caprinos de Raça Algarvia (ANCCRAL).

Durante a tarde, intercalando com a música tradicional portuguesa e o folclore, irão ocorrer várias actividades, nomeadamente, a Prova de Vinhos do Algarve, pela Confraria dos Enófilos e Gastrónomos do Algarve, o Workshop de Queijo de Cabra pela ANCCRAL, Demonstrações Equestres pelo Clube “Amigos do Cavalo”, o Show Cooking com Produtos Tradicionais e o Workshop sobre Sal e Flor de Sal de Castro Marim.

Na 4ª  edição da Terra de Maio é, ainda, de assinalar a realização de vários ateliês com actividades lúdicas e pedagógicas dirigidas ao público infantil. De destacar o Ateliê do Burro, realizado em colaboração com a Associação Orelhas sem Fronteira, bem como, a realização de jogos tradicionais e passeios de burro.

A Terra de Maio no Azinhal é uma organização da Câmara Municipal de Castro Marim, Junta de Freguesia do Azinhal e tem a colaboração da Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Algarve, da Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve, da Associação Qualifica, da Confraria de Enófilos e Gastrónomos do Algarve, da Confraria do Atum de Vila Real de Santo António, da Associação Nacional de Criadores de Caprinos de Raça Algarvia (ANCCRAL) e da Associação Livre de Fotógrafos do Algarve (ALFA).

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *