Educação, Palmela

Fantasiarte – Projecto de Educação pela Arte em Palmela

O Fantasiarte – projecto de Educação pela Arte que envolve a Câmara Municipal de Palmela e a Comunidade Educativa do concelho – encerra, este ano, com as Festas, de 9 a 13 de Maio, no Auditório Municipal em Pinhal Novo, para os alunos dos 2º e 3º Ciclos e Secundário, e de 23 a 27 de Maio, para o Pré-escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico, no Cine-Teatro S. João, em Palmela.

As Festas reúnem 85 programas em diferentes áreas expressivo-artísticas, envolvendo um total de 3.950 crianças e jovens.

Este projecto, já na 17ª edição, tem fomentado o desenvolvimento de diversas linguagens, nomeadamente, a criatividade e o contacto do universo da criança e do jovem com o mundo das artes. Assim, a autarquia tem colaborado na criação, difusão e divulgação dos trabalhos desenvolvidos pelas escolas nas áreas do teatro, música, dança, canto, mímica e artes visuais, promovendo, também, a partilha de experiências, sensibilidades e criatividade da Comunidade Educativa e tornando Palmela, cada vez mais, um território educador.

 

Destaques 2º e 3º Ciclos/ Secundária

 

Auditório Municipal de Pinhal Novo

De 9 a 13 de Maio

“O nosso PIEF Entre Culturas”

Exposição

Turma PIEF (Programa Integrado de Educação e Formação) da Escola dos 2º e 3º ciclos José Maria dos Santos, Pinhal Novo

 

«Este projecto da turma PIEF de Pinhal Novo teve como objectivo trabalhar os vários aspectos das diferentes culturas representadas por todos os alunos da turma. Este tema surge na sequência de algumas questões e curiosidades suscitadas pelos alunos acerca de aspectos culturais dos colegas.

Neste grupo existem jovens originários dos seguintes países: Brasil, Marrocos, Suíça, Cabo Verde e Portugal. Foi intencional que, quinzenalmente, fosse trabalhado um país sobre as seguintes áreas: situação geográfica, bandeira, costumes/tradições, música, desporto, cultura, religião, leis, exclusão social/crime, comidas típicas e como é ser jovem nas diferentes sociedades.»

Dia 13 de Maio

15h00 – Cine Teatro S. João – Palmela

 

“Roda da Leitura”

com a participação de Ruy de Carvalho

Escola Secundária de Palmela

 

21h30 – Auditório Municipal de Pinhal Novo

(para a Comunidade Educativa)

 

“Universos e Frigoríficos” (texto de Jacinto Lucas Pires)

Teatro

Escola Secundária de Pinhal Novo

 

«Histórias com fundos diferentes, mas que acabam por convergir em torno de uma ausência, o Francisco, entrosam as relações que compõem o tecido social e levam-nos a reflectir sobre a vida assente na rotina e no quotidiano formatado pelos media e decorrente alienação cultural, pautada pela frustração, emergente no diálogo do tudo e do nada, patente no conflito de gerações, vibrante na vontade e modos transgressores de afirmação pessoal. A vida vivida no seu eterno, no fruível e no eternizado. O recomeço da vida a partir da memória zero. Enfim, uma peça a não perder.»

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *