Cultura, Gondomar

Espectáculo Arco do Bojo em Gondomar

O grupo de música tradicional portuguesa “Arco do Bojo” realizou, por ocasião das comemorações dos seus 20 anos de existência, um concerto no Auditório Municipal de Gondomar. Contando com “casa cheia”, a actuação do “Arco do Bojo” foi complementada com a presença da (sua) Escola de Violas, de um grupo de sopros e, ainda, do Coral Madrigal (do Centro Social de Soutelo).

Foram 20 anos de muita música, e ainda mais histórias, recordados num dia de festa.

Nasceu como um grupo de amigos… Dois dias por semana juntavam-se numa cave para, de maneira informal, tocarem alguns instrumentos. Depressa a “informalidade” se transformou em algo de mais “sério” e, em 1991, actuaram, publicamente, pela primeira vez. O grupo é de Baguim e a primeira actuação foi nas Festas de S. Brás, em Baguim do Monte…

Os 20 anos de existência do grupo “Arco do Bojo” conseguiram ser resumidos num currículo de duas páginas – que traduz imensas actuações, a evolução do conjunto, os momentos altos, algumas desilusões e, principalmente, um inegável prazer em divulgar (e tocar) a música tradicional portuguesa.

Os 20 anos de carreira do “Arco do Bojo” assinalaram-se com um concorrido espectáculo, realizado no dia 30 de Abril de 2011, no Auditório Municipal de Gondomar. E, em dia de festa, as comemorações contaram, também, com a presença do grupo de violas da Escola do Arco do Bojo, do Coral Madrigal (do Centro Social de Soutelo) e de um grupo de sopros.
De referir que este espectáculo integrou as comemorações da “Revolução dos Cravos” dinamizadas pelo Pelouro da Cultura da Câmara Municipal de Gondomar. Fernando Paulo, Vereador do Pelouro da Cultura da Câmara de Gondomar, presente nesta festa, fez questão de destacar a “elevada qualidade de um grupo que, ao longo dos anos, soube adaptar-se às mudanças, estudar e usar a boa música tradicional portuguesa e, principalmente, divulgar o nome da freguesia e do concelho um pouco por todo o país”.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *