S. João da Madeira, Sociedade

Coelho e doce de cenoura marcam fim-de-semana gastronómico em S. João da Madeira

No fim-de-semana de 14 e 15 de Maio, vários restaurantes de S. João da Madeira vão apresentar menus que incluem coelho e cenoura. Trata-se de uma jornada culinária alusiva à indústria da Chapelaria, com grande história no concelho, onde ainda hoje estão activas empresas que são referência mundial no sector. 

Esta iniciativa visa incentivar o aparecimento de uma tradição gastronómica em S. João da Madeira relacionada com uma das actividades industriais sanjoanenses mais importantes e que tem como matéria-prima o pêlo de coelho.  

Tendo o coelho como prato principal e a cenoura para a confecção de doçaria, este fim-de-semana gastronómico de S. João da Madeira insere-se no programa “portoenorte.come” desenvolvido pelo Turismo do Porto e Norte de Portugal.  

Treze restaurantes 

São 13 os restaurantes sanjoanenses aderentes: Almeida; Bacana; Bonzão; Casa da Avó; Casa do Morgado; Churrascaria Central do Visconde; Fábrica dos Sentidos; Hotel WR; Katekero; Mutamba; Nova Era; River; Trattoria Fiorentina. Pode conhecer as ementas, localização e contactos de cada um destes estabelecimentos na página do Município de S. João da Madeira na Internet (www.cm-sjm.pt). 

Como sugestão complementar no âmbito do mesmo tema, os gastrónomos poderão visitar o Museu da Chapelaria e conhecerem o processo de fabrico dos chapéus. Único na Península Ibérica, este equipamento cultural localiza-se na Avenida Oliveira Júnior, em S. João da Madeira, no edifício recuperado e adaptado de uma fábrica histórica: a Empresa Industrial de Chapelaria.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *