Cantanhede, Educação

Câmara de Cantanhede atribui Prémio Lima de Faria 2011

A Câmara Municipal de Cantanhede deliberou atribuir o Prémio Professor Doutor Lima de Faria referente ao ano lectivo 2009/2010 a André Filipe de Jesus Teixeira, aluno da Escola Secundária de Cantanhede que obteve a melhor média de conclusão do ensino secundário, com 18,5 valores.

Instituído pela Câmara Municipal em 1990, o Prémio Professor Doutor Lima de Faria distingue o melhor aluno do Concelho em cada ano, tendo como principais objectivos recompensar o mérito e estimular os jovens para um bom desempenho escolar e para a adopção de uma cultura de exigência relativamente aos seus deveres de estudante.

Com um valor pecuniário de 750 euros, o prémio será entregue a André Filipe de Jesus Teixeira em sessão solene a realizar no Salão Nobre dos Paços do Município, no próximo dia 25 de Julho, no decorrer das cerimónias comemorativas do Feriado Municipal.

O teor da deliberação camarária que atribui a distinção a André Filipe de Jesus Teixeira vai ser comunicado ao aluno, aos seus pais, ao Professor Doutor Lima de Faria, bem como às escolas que apresentaram estudantes como candidatos ao prémio, designadamente a Escola Secundária de Cantanhede e Centro de Estudos Educativos de Ançã.

Sobre o Prof. Doutor Lima de Faria

Filho ilustre do Município de Cantanhede, onde nasceu a 4 de Julho de 1921, o Professor Doutor António José  Cortesão Lima de Faria doutorou-se em genética pela Universidade de Lund, na Suécia, onde, desde o início da década de cinquenta do século passado, se destacu como proeminente cientista e docente universitário.

Do seu impressionante currículo académico e científico salienta-se ainda a vasta actividade em algumas das mais prestigiadas universidades e institutos da sua área de investigação, nomeadamente nos Estados Unidos e Grã-Bretanha, bem como o seu trabalho como membro e consultor de influentes organismos e comités internacionais no domínio da pesquisa científica. Em 15 de Outubro de 2002, foi distinguido com o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade do Porto, sob proposta do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar.

Para além do prémio com o seu nome a ligação do Professor Doutor António José Cortesão Lima de Faria ao Concelho de Cantanhede foi assinalada com a atribuição da medalha de Ouro da Cidade.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *