Mangualde, Sociedade

«Mangualde dos pequenitos» alunos do 1º ciclo visitam casa de Azurara

Com o objectivo de promover a história e a cultura de Mangualde, no mês de Maio vão realizar-se duas visitas à Casa de Azurara. A primeira visita realiza-se no próximo dia 4 de Maio, quarta-feira, pelas 14h30, e contará com a presença de João Azevedo, Presidente da Câmara Municipal de Mangualde. A segunda visita tem data marcada para o dia 18 de Maio, pelas 14h30. A iniciativa insere-se no âmbito do «Mangualde dos Pequenitos» e é promovida pelo Gabinete de Educação e pelo Gabinete de Gestão e Programação do Património e Cultura da Câmara Municipal de Mangualde.

São cerca de 236 (130 na 1ª visita e 106 na 2ª visita) os alunos que vão visitar este imóvel, classificado de Interesse Municipal desde 2010. A Casa de Azurara, também conhecida como Casa dos Condes de Mangualde, foi construída no século XVIII, apresenta uma planta rectangular e concentra o seu esforço arquitectónico e decorativo na fachada principal. Aqui é possível apreciar um escadório exterior que dá acesso à porta principal rematada pelo frontão que, num esforço ascensional, rompe a linha do telhado para albergar um brasão com as armas dos Amarais e Saraivas e janelas que apresentam aventais encimados por vergas curvas. Esta casa foi residência de Francisco de Almeida Cardoso e Albuquerque, 1º Visconde de Mangualde (decreto de 1889) e 1º Conde de Mangualde (decreto de 1905). O conde, nascido a 1842 e falecido a 26 de Junho de 1921, foi Presidente da Câmara Municipal de Mangualde e Governador Civil de Viseu.

É de relembrar que o projecto «Mangualde dos Pequenitos» teve início no passado mês de Janeiro e tem como destinatários os cerca de 864 alunos do 1º CEB (45 desses alunos são do 5º ano – 2º CEB) do concelho. Anta da Cunha Baixa, Mosteiro de Santa Maria de Maceira Dão, Citânia da Raposeira e Castro do Bom Sucesso foram os emblemáticos monumentos do concelho já visitados. No mês de Janeiro, com a colaboração do Arqueólogo António Tavares, realizaram-se duas visitas a Anta da Cunha Baixa que envolveram cerca de 128 alunos das E.B.1 de Gandufe, Fagilde, Fornos de Maceira Dão, Lobelhe do Mato e Moimenta de Maceira Dão. As visitas ao Mosteiro de Santa Maria de Maceira Dão realizaram-se no mês de Fevereiro e tiveram como destinatários cerca de 146 alunos das E.B.1 da Mesquitela, Cunha Baixa, Santiago de Cassurrães e Abrunhosa-a-Velha. No mês de Março, foi a vez dos 186 alunos das E.B.1 Nº 2 de Mangualde (Ex-Colégio) e de Chãs de Tavares conhecerem a Citânia da Raposeira. O Castro do Bom Sucesso foi visitado no mês de Abril por cerca de 169 alunos das E.B.1 Nº 2 de Mangualde (Ex-Colégio) e Nº 1 de Mangualde (Carvalhas).

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *