Cultura, Oliveira de Azeméis, Sociedade

«Bibliomóvel» leva livros à população mais isolada do concelho de Oliveira de Azeméis

Um novo serviço de leitura itinerante – «Bibliomóvel» – vai ficar acessível aos habitantes mais isolados do concelho de Oliveira de Azeméis a partir do dia 16 de Maio.
O projecto, com recurso a uma carrinha móvel equipada com material bibliográfico e informático, tem como objectivo levar a leitura a zonas rurais e com baixa densidade populacional e ainda a grupos com necessidades especiais e com poucos recursos.
A iniciativa, promovida pela autarquia, visa ainda combater a iliteracia através da criação de hábitos de leitura, de aprendizagem e de utilização das bibliotecas.
Outro objectivo é articular a biblioteca com as colectividades e associações de solidariedade social levando o livro a casa de quem está impossibilitado de se deslocar à biblioteca municipal Ferreira de Castro (BMFC) por razões de mobilidade ou de distância.
A dinamização da carrinha móvel passa também pela articulação com programas já existentes na área da acção social.
O «Bibliomóvel», apoiado em 75 mil euros pelo ON.2 – O novo Norte (Programa Operacional Regional do Norte 2007/2013), funcionará em articulação com a BMFC através de acções e eventos em zonas periféricas onde não existem infra-estruturas de leitura pública.
O projecto entra em funcionamento a 16 de Maio, dia em que se assinala o 27º aniversário de elevação de Oliveira de Azeméis a cidade.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *